Oito dicas de carreira para a geração Y

A geração Y, formada por nascidos após o ano de 1980 até meados da década de 90, é conhecida por ter uma dinâmica diferente no ambiente de trabalho, pois nasceu em uma época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Por isso, embora tenda a ser antenada e aberta às possibilidades, a geração Y ainda tem problemas em gerenciar as grandes expectativas de crescimento rápido na carreira e as dúvidas e frustrações geradas por essas expectativas.

O Love Mondays nasceu para trazer mais transparência ao mercado de trabalho e ajudar você a fazer boas escolhas de carreira. Além disso, está sempre comprometido em transformar sua vida profissional em algo prazeroso e desafiador. Se você é da geração Y, acompanhe algumas dicas de carreira que separamos para você e alce voos ainda mais altos!

1. Passe mais tempo com pessoas do que com seu laptop

A geração Y está sempre conectada e disponível nas redes sociais. Porém, muitas vezes essas pessoas não compreendem que as relações mais fortes e duradouras são formadas pessoalmente, não online. Já viu pessoas que, em vez de interagirem com outras, focam suas atenções ao smartphone e se isolam? É fundamental na carreira de um profissional se comunicar bem e ter habilidades sociais, por isso, deixe seu celular ou computador de lado e exercite seu poder de comunicação!

2. Procure gerar um impacto grande imediatamente

Quanto mais rapidamente você causar um impacto positivo em uma empresa, mais atenção e suporte terá. A geração Y é conhecida por não ter muita paciência quando o assunto é subir na carreira, por isso, ser reconhecido logo de cara ajuda a galgar postos melhores mais rapidamente. Comece aprendendo o máximo que puder logo no primeiro dia de trabalho ou projeto. Isso deve gerar uma boa impressão sua e fazer com que você trabalhe em projetos melhores em um curto prazo.

3. Assuma riscos com frequência

Não se arriscar é perigoso. Sempre tenha isso em mente. Se continuarmos fazendo o que fizemos ontem nunca vamos para frente, pois há uma série de opções e possibilidades fora do nosso controle que devem ser experimentados. Assumindo riscos você se coloca em uma posição de aprendizado, mesmo que falhe. Você também mostra aos chefes que está disposto a colocar sua reputação em xeque para fazer as coisas acontecerem.

4. Faça sacrifícios hoje por um lugar ao sol amanhã

Não dá para se ter ou fazer tudo na vida ao mesmo tempo, certo? Por isso, dedique-se a um projeto ou a um trabalho para colher frutos no futuro. Em vez de sair todas as noites como algumas pessoas fazem, que tal se focar em algo maior e diminuir o número de saídas? É claro que, à primeira vista, parece algo chato, mas, se o motivo for bom, quando colher os resultados você sentirá que valeu muito a pena!

5. Inspire-se em mentores que vivem o estilo de vida sonhado por você

Seja seletivo quando for escolher os mentores de sua carreira. Essa pessoa precisa te inspirar e te dar suporte quando necessário. Se você se mirar em alguém que vive o estilo de vida que você sonha ter, busque ter mais contato com essa pessoa e entenda como ela fez para conseguir isso. Eventualmente, depois de conhecer melhor as decisões e desafios desse mentor você até perceba que está na área errada ou que esse estilo de vida não é o ideal para você.

6. Pense na sua carreira como uma série de experiências

A forma mais otimista e inteligente de olhar para sua carreira não é o tempo que você dedicou a uma empresa, mas sim as experiências que você reuniu na sua trajetória, seja em um trabalho ou em cinco, em uma função ou em dez, por exemplo. A ideia é que você seja uma pessoa que tem prazer em aprender com a vida, pois diferentes experiências ampliam sua visão de mundo, dão novas perspectivas e fazem com que você se transforme em uma pessoa mais interessante.

7. Saiba o que faz com que você seja único

Uma das vantagens de ser uma pessoa autêntica é saber o que faz com que você seja uma pessoa única e indispensável. Usar esse benefício a seu favor é o que fará com que você avance na vida e na carreira. Eleja seu superpoder e use essa vantagem em benefício próprio! Se você, por exemplo, tem a característica de ser um conciliador e reunir membros de equipes, explore essa vantagem.

8. Aprenda a lidar com a decepção

Os momentos em que falhamos podem nos levar adiante na vida e fazer com que nos tornemos ainda mais fortes. Por isso, se você não conseguir aquela promoção, por exemplo, não fique chateado ou se sentindo pior. Ligue para aquela pessoa que conseguiu a vaga e parabenize-a de forma sincera. Com certeza há uma outra oportunidade para você, que chegará em breve.

Compartilhe.