Série Saúde – Parte 3: Você come mal à noite? Veja dica para melhorar a sua alimentação – e seu sono

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Você provavelmente já chegou em casa depois de um longo dia a de trabalho e sentiu uma enorme preguiça de preparar o seu jantar, não é mesmo? Diante dessa situação, é fácil recorrer a lanches rápidos, pizzas ou deliveries que até alimentam, mas não dão a energia adequada e ainda prejudicam a sua saúde. Especialmente no caso de quem mora sozinho, preparar uma refeição à noite é um desafio – que precisa ser enfrentado por você caso deseje ter uma noite de sono tranquila e um dia seguinte cheio de energia e bem-estar, afinal, não basta comer bem durante o dia (https://www.lovemondays.com.br/blog/saude-no-trabalho) e relaxar na alimentação à noite.

Preparar um bom jantar não significa ficar muito tempo à frente do fogão ou ter muitas habilidades culinárias, mas sim escolher os ingredientes adequados, minimizando o consumo de açúcar e gorduras nesse período do dia. Para garantir que você se alimente de forma correta e recupere as energias perdidas durante um dia cheio de tarefas, o primeiro passo é fazer um cardápio com algumas opções de jantar. Assim, você evita que faltem os ingredientes necessários ou que surjam dúvidas sobre o que comer.

Outra dica é investir no prato principal, preparando algo bem colorido, simples e variado. Assim, você garante uma boa alimentação, evita desperdícios e mantém a sua saúde em dia. Uma alternativa para facilitar o momento do jantar é congelar alguns alimentos, que podem ser lavados, picados e cozidos no fim de semana. Você pode, ainda, preparar algumas marmitas e deixá-las no freezer para descongelá-las rapidamente no microondas – tudo utilizando ingredientes saudáveis como legumes, peito de frango, cogumelos, arroz integral e feijão.

Para aumentar os níveis de insulina no corpo e remover os aminoácidos que circulam no sangue, é fundamental ingerir carboidratos no jantar. Você os encontra em pães, cereais, biscoitos, massas, arroz, frutas, legumes, granola e polenta. A vitamina B6 e o magnésio, que garantem um sono tranquilo e gostoso, podem ser encontrados em alimentos como frango, atum, banana, cereais integrais, levedo de cerveja, arroz integral, tofu, soja, caju, tomate, salmão, espinafre e aveia.

Receitas para facilitar o seu jantar

Se você chegou muito cansado(a) e precisa fazer uma refeição rápida e prática, temos algumas sugestões que te alimentam bem e ainda dão energia para o dia seguinte. Confira as dicas que selecionamos!

  • Omeletes e tapiocas são muito indicadas para alimentar em refeições rápidas. No caso da tapioca, é fundamental escolher um recheio mais saudável, dando preferência às cores na composição desse prato. Um queijo branco, um peito de peru e tomate cortadinho ficam ótimos na tapioca e alimentam!
  • As saladas também são ótimas opções para o período noturno. Além de apostar no verde – as folhas podem ser lavadas anteriormente e guardadas em um saquinho – invista também em frutas na composição dessa refeição, como, por exemplo, a manga, que é deliciosa e traz muita energia depois de um dia intenso.
  • Sanduíches são alternativas rápidas e que podem te alimentar de forma saudável. Além de apostar em um pão integral, escolha um recheio saudável, que pode ser peito de frango, de peru e queijos magros. Uma saladinha para acompanhar deixa essa refeição perfeita!
  • Em um dia frio, cremes e sopas são perfeitos para te aquecer antes de ir à cama e ainda são fontes de vitaminas. Cremes como o de mandioquinha e o de palmito são os preferidos para os dias mais frios. No caso das sopas -que podem ser preparadas antes e congeladas – abuse dos legumes, verduras e carne magra.

 

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