Dia da Mulher: os conselhos de profissionais bem sucedidas para inspirar sua carreira

No Love Mondays, acreditamos na equidade de gêneros e incentivamos a presença feminina no mercado de trabalho. Neste Dia da Mulher, profissionais bem sucedidas compartilharam com a gente suas experiências para inspirar outras mulheres na carreira! Os depoimentos são de Márcia Sandra, Diretora de Mercado da Enel, Flavia Picolo, Líder dos Delivery Centers da Accenture no Brasil, Mara Maehara, CIO da TOTVS, Leila Melo, Diretora Executiva do Jurídico do Itaú e Ana Beatriz Macedo da Costa, Vice President & General Counsel, South Latin America da Avon.

Confira as dicas inspiradoras delas!

O tempo é o relógio da vida – e da carreira também

Para Márcia Sandra, Diretora de Mercado da Enel, ter disciplina e gerenciar a sensação de culpa é essencial na carreira. “Temos que conciliar trabalho, família e outras atividades que motivam e dão prazer e que consequentemente ajudarão na autoestima. Temos que conquistar nosso espaço. Um tema muito importante é o gerenciamento das culpas, afinal, podemos ter uma carreira de sucesso e ter excelentes momentos em família e com amigos. A disciplina é muito importante. Aproveitar bem o tempo e fazer dos momentos grandes acontecimentos. O que vale é ser feliz, fazer o que gosta e estar aberta diariamente a um novo aprendizado”, diz Márcia.

Setores e empresas mais bem avaliados pelas mulheres

Pensamento positivo e atenção plena podem te levar longe

Flavia Picolo, Líder dos Delivery Centers da Accenture no Brasil, conta que, para alcançar o sucesso na carreira, a positividade e o cuidado com o time tiveram um grande peso.  “Transmita positivismo sempre e seja generosa com as pessoas, mesmo em situações bem complexas e estressantes. Cuide bem do seu time, dê suporte e reconhecimento e, quando o feedback for duro, seja transparente e objetiva. Maximize as oportunidades de aprendizado, esteja onde estiver, trabalhando, em férias, no avião ou no café”, conta. “Foque no que está fazendo no momento. Se estiver revisando uma proposta, esteja nela. Se em reunião, esteja realmente presente. E busque sempre se automotivar, isso impactará diretamente na motivação do seu time”, destaca.

5 empresas com mulheres no comando que têm satisfação acima da média

Sair da zona de conforto e encarar os desafios com naturalidade

Para Mara Maehara, CIO da TOTVS, ter disposição para aceitar novos desafios e sair da zona de conforto pode te ajudar a chegar mais longe. “Devemos encarar o desafio da liderança com naturalidade e foco na entrega. Iniciei na área de Tecnologia motivada pela diferença que um profissional pode trazer pela especialização e pela satisfação com o resultado. A predominância masculina sempre foi uma realidade desde a faculdade até os dias de hoje, mas isto nunca significou um problema. Desde então, enfrentei muitos desafios, mas nunca tive insegurança para assumir uma posição mais alta por ser mulher. O desafio sempre foi relacionado ao cargo em si. O que faz muita diferença é a disposição para sair da zona de conforto”, explica.

4 empresas com ações incríveis para desenvolver suas profissionais

Saiba fazer boas escolhas e se posicionar sempre que necessário

“A jornada de ascensão feminina é, sem dúvida, desafiadora. Por isso, é fundamental que a mulher tenha clareza dos seus objetivos e do caminho para alcançá-los. Isso significa saber fazer escolhas todos os dias e, muitas vezes, escolhas difíceis. Isso passa por equilibrar os papéis em casa e a vida pessoal e profissional, em uma sociedade que ainda não conseguiu permitir que esse equilíbrio seja equânime entre homens e mulheres. É importante, também, a mulher saber se posicionar e defender suas ideias. Estar sempre bem preparada com argumentos técnicos e posições seguras é uma boa estratégia para ocupar seu espaço. Só assim vamos construir um futuro de oportunidades iguais a todos, pois o que acontece no ambiente corporativo é reflexo do comportamento da sociedade”, diz Leila Melo, Diretora Executiva do Jurídico do Itaú

6 profissionais contam o que aprenderam depois de se tornarem mães

É possível, sim, aspirar e concretizar

A Ana Beatriz Macedo da Costa, Vice President & General Counsel, South Latin America da Avon, conta: “ O que eu digo sempre para todas as mulheres é que elas devem sempre acreditar que é possível aspirar (e concretizar) o que quiserem…É preciso esquecer as culpas e cobranças e criar relações de apoio que permitam  que esta jornada seja mais leve e divertida, sabendo delegar e dividir, estabelecendo prioridades para cada momento de suas vidas.” E completa: “Conversem, troquem experiências com quem já passou pelos mesmos desafios e conseguiram chegar onde queriam e, principalmente, tenham coragem para fazer as escolhas (e renúncias) que algumas vezes são necessárias para ter o sucesso que almejam (que é um conceito muito individual e relativo).  E por fim…. acho também importantíssimo incluir os homens nesta discussão também!”

Feito com ♥ pela equipe Love Mondays, uma empresa do grupo Glassdoor

Compartilhe.