Dez líderes que você precisa conhecer e usar como inspiração

Você provavelmente tem algum líder ou personalidade que considera como inspiração para sua carreira. Exemplos de superação, de sucesso vindo de baixo e de capacidade acima do normal ajudam a dar um rumo à nossa carreira, bem como nos inspiram a sermos pessoas melhores, tanto no trabalho quanto em casa, com os amigos, etc.

Pensando nisso, listamos dez líderes de diversos segmentos que não podem passar despercebidos. Vamos a eles:

10. oprah winfrey

Nem mesmo a infância pobre e os abusos sofridos pelo tio impediram que Oprah se tornasse a mais bem paga apresentadora de TV dos Estados Unidos. De acordo com a revista Forbes, Oprah foi eleita a mulher mais rica do ramo de entretenimento no mundo durante o século XX, uma das maiores filantropas de todos os tempos e a primeira mulher negra a ser incluída na lista de bilionários, em 2003. Detém, ainda, sua própria rede, a OWN (The Oprah Winfrey Network).

9. Abílio Diniz

Esse empresário, atual presidente do Conselho de Administração da BRF, figurou na 402ª posição no ranking da revista Forbes dos homens mais ricos do mundo, com uma fortuna de 3,9 bilhões de dólares. Fundou seu primeiro supermercado em 1959 e, depois disso, construiu o império do Grupo Pão de Açúcar. Foi sócio da Companhia Brasileira de Distribuição, que inclui as bandeiras de Varejo Alimentar, Pão de Açúcar e Extra, de Atacarejo, Assaí e de Eletro, Ponto Frio (Globex). Também foi sócio majoritário das Casas Bahia, através da sua controlada Globex S/A.

8. José Mujica

Esse ex-agricultor e atual presidente do Uruguai é um líder bastante peculiar. Ele recebe 12.500 dólares mensais por seu trabalho à frente do país, mas doa 90% de seu salário para ONGs e pessoas carentes. Mora em sua pequena fazenda nos arredores de Montevidéu e lidera quase todas as listas de popularidade entre líderes. Entre suas principais ações à frente do país estão a legalização do aborto, a redistribuição da riqueza nacional, a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo, entre outros.

7. Larry Page

O criador do Google é um homem de negócios que não cede diante de desafios. Sua empresa tem recebido muitas críticas e muitos elogios ao longo dos anos. Mas, mesmo diante das adversidades, nunca deixou que o convencessem a não seguir no caminho que considerava ser o melhor para a empresa.

6. Luiza Helena Trajano

A fundadora do Magazine Luiza simplesmente conseguiu transformar uma rede de lojas localizadas em Franca, no interior de São Paulo, em uma marca suficientemente forte para brigar com gigantes do segmento como Casas Bahia e Ponto Frio.

5. Howard Schultz

De uma infância pobre no Bronx a uma bolsa de estudo e, depois, a dono da Starbucks, Howard Schultz é um exemplo consumado da coragem, do trabalho árduo e da capacidade para atingir o “sonho americano”. Uma de suas qualidades é continuar investindo no sonho dos outros, como ocorreu no caso do eBay.

4. Angela Merkel

Ela é uma das líderes políticas mais importantes do mundo. A chanceler alemã já foi eleita pela revista Forbes como a segunda pessoa mais poderosa do mundo. Por sua postura firme, ela tem sido comparada à ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher. Alguns têm se referido a ela como “Dama de Ferro”, “Garota de Ferro”, e até “A Frau de Ferro”.

3. Dalai Lama

O 14º Dalai Lama, cargo que ostenta desde 1950, se converteu em um dos mais populares líderes espirituais, e em uma influente figura pública mundial. Desde então, ele gerou uma incrível contribuição à espiritualidade mundial. Além de sua habilidade política, ele se destaca por ter uma imensa abertura, favorecendo os princípios éticos, acima dos postulados institucionais, no desenvolvimento de sua vida pública.

2. Jorge Paulo Lemann

Esse empresário suíço-brasileiro, filho do fundador da fábrica de laticínios Leco, começou sua carreira adqurindo a Garantia, uma pequena corretora de valores que, em 1976, foi transformada em banco de investimentos, o Banco Garantia, vendido em 1998 ao Credit Suisse. É um dos controladores da AB InBev, a maior cervejaria do mundo. Ele também é dono da rede de fast food Burger King, da B2W, grupo que reúne as empresas de varejo e comércio eletrônico Lojas Americanas, Americanas.com, Submarino e Shoptime, entre outros. Foi eleito pela revista Forbes como o homem mais rico do Brasil, com uma fortuna estimada em 18 bilhões de dólares.

1. Barack Obama

O atual presidente dos Estados Unidos é um exemplo de superação. Nascido em Honolulu, no Havaí, Obama foi criado por seu avô e por ter origens humildes, conseguiu completar seus estudos através de bolsas de estudos e programas estudantis. Graduou-se em direito pela Universidade de Harvard e desde então dedica-se a política. Obama é um líder carismático e está em seu segundo mandato como presidente.

Compartilhe.