Descubra a forma mais eficiente de conseguir uma entrevista de emprego

Muitas vezes, não ser convidado a entrevistas de emprego mesmo tendo feito várias candidaturas pode significar problemas básicos como erros em seu currículo, por exemplo. Mas, excluindo impeditivos como esse, existem formas de participar de processos seletivos que são mais eficientes e que podem aumentar suas chances de bater um papo com o recrutador.

Levando em consideração mais de 27 mil relatos de processos seletivos enviados por usuários brasileiros, o Love Mondays, plataforma em que funcionários avaliam as empresas onde trabalham, descobriu quais são as formas mais eficientes de se conseguir uma entrevista de emprego.

Como mais candidatos conseguiram uma entrevista

De acordo com os dados, o que mais levou candidatos para processos seletivos foi a inscrição online, com um total de 48,03% dos participantes. A segunda maior responsável foram as indicações, com 18,84%, seguidas por agências de recrutamento (13,99%), comparecimento em pessoa à empresa (12,62%) e, por fim, recrutadores (6,52%).

Os caminhos mais eficazes para a contratação

Entretanto, o maior índice de sucesso nos processos seletivos veio das indicações. Desses candidatos, 72,49% receberam uma oferta e aceitaram a vaga. A candidatura online foi a que teve menor índice de aprovados, com 43,21% dos participantes tendo recebido e aceitado uma oferta.

Origem da candidatura Aceitaram a vaga Recusaram a vaga Não passaram no processo
Agência de recrutamento 52,32% 6,06% 41,62%
Indicação 72,49% 5,57% 21,94%
Online 43,21% 6,59% 50,20%
Pessoalmente 70,14% 4,55% 25,31%
Recrutador 50,36% 7,93% 41,71%

Já o maior índice de rejeição de oportunidades por parte dos candidatos – ou seja, o maior número de pessoas que receberam uma oferta de trabalho, mas a recusaram – veio das candidaturas por recrutadores, com 7,93%, seguidas pela candidatura online (6,59%), agência de recrutamento (6,06%), indicação (5,57%) e pessoalmente (4,55%).

Gostou? Curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização do nosso blog. Aqui você encontra conteúdos que te ajudarão a crescer profissionalmente, encontrar o emprego ideal e amar as segundas-feiras!

Share.