Deixe seu corpo falar por você e suba na carreira sem dizer uma palavra

Você já deve saber que a comunicação vai muito além do que simplesmente as palavras que você diz. A interação não-verbal é fundamental para se posicionar no trabalho, para fazer novas amizades, conquistar a confiança de alguém, entre muitas outras coisas. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para que você se saia bem na empresa sem ter que falar muito, apenas demonstrando o que pretende.

Ainda, uma pesquisa conduzida pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, concluiu que ações de corpo são mais convincentes e perceptíveis do que expressões faciais como o sorriso, por exemplo. Implemente as dicas a seguir desde seu aperto de mão até seu sorriso e veja o impacto que essas ações causam em sua carreira. Veja bem, não queremos que você seja um ator, que aja de maneira forçada. O importante é incorporar certos costumes à sua rotina e tirar proveito deles.

– Siga, com cuidado, o comportamento de seu chefe

Sim, é estranho, mas um estudo da Universidade Duke mostra que fazer uma espécie de “mímica” da pessoa com a qual se está conversando pode fazer com que você saia vencedor em uma discussão de trabalho, por exemplo. Denominado “efeito camaleão”, esse comportamento mostra que é possível, assim como o lagarto, se adaptar ao ambiente e utilizar isso como uma carta na manga. Porém, o sucesso ou fracasso dessa prática depende de você mirar na pessoa certa e no momento adequado. Seja discreto e considere sempre se as suas ações estão adequadas ao ambiente e às circunstâncias.

– Pare de balançar as pernas

Mexer os pés  ou os joelhos pode ser um hábito seu, mas também indicam nervosismo. Suas pernas são a maior área do seu corpo, então, quando elas se mexem, é muito difícil alguém não perceber. Tente cruzar as pernas e os pés para evitar esse comportamento.

– Não mexa no seu pescoço

Quem é especialista em detectar mentiras afirma: coçar o pescoço entrega tudo. Esse hábito mostra que você está desconfortável, ansioso e, possivelmente, mentindo.

– Dê um aperto de mão bem firme

Um estudo conduzido pela Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, mostrou que um aperto de mão bem dado passa confiança e expressão emocional à outra pessoa. Isso vale para homens e mulheres.

– Tire a expressão de estresse do rosto

Sim, sabemos que é difícil, mas sorrir em momentos difíceis podem melhorar sua performance no trabalho. Quanto mais estressado você está, mais difícil tudo fica.

– Se tudo der errado, finja

Amy Cuddy, professor de comunicação não-verbal da Universidade de Havard, afirma que manter uma pose “de poder” por dois minutos pode instantaneamente aumentar a confiança. Abrir os braços ou as pernas e ficar bem confortável ajuda a melhorar sua confiança.
Compartilhe.