Decisões difíceis podem ser benéficas para sua carreira

Por Finanças Femininas

Não é fácil, mas tomar decisões definitivas na sua carreira, é necessário. Mesmo sabendo que certas decisões terão efeitos colaterais, quando a balança começa a pender mais para os aspectos negativos de determinada situação, é preciso ter coragem e tomar uma providência. Em geral, tendemos a nos acostumar com o contexto em que estamos. Há aquelas pessoas que temem as mudanças de tal forma, que preferem manter-se em uma posição desconfortável por um período de tempo indeterminado, do que de fato tomar uma atitude e estabelecer um divisor de águas.

A repórter esportiva americana Kristi Dosh, tem formação em direito e já trabalhou em escritórios de advocacia. Hoje, fala sobre as adversidades que enfrentou quando notou que seria o momento de tomar uma decisão importante e que mudaria toda sua carreira, e escreveu um artido para o site Levo League falando sobre o assunto. O título, por si só, deixa claro que  mudanças são difíceis, mas você pode enfrentá-las. “Sometimes it *is* ok to burn bridges” (As vezes é permitido queimar pontes, em tradução livre).

Planejando a mudança

De modo resumido, a americana relatou os passos que seguiu para deixar um emprego que não lhe agradava, mas com os cuidados necessários para não prejudicar seu futuroprofissional. De certo modo, ela tinha ciência de que efeitos colaterais viriam, mas preparou-se para isso. Afinal de contas, toda decisão importante tem um preço e é preciso arcar com ele quando você precisa dar um novo passo.

A situação vivida por Kristi traz algumas lições que podem ajudar muita gente em dilema quanto ao status profissional atual. Pode ser uma função que não está alinhada com o que você deseja para sua vida, uma empresa que não possui os valores que você prioriza ou mesmo uma chefia abusiva que está atrasando seu crescimento. Seja qual for seu motivo, trace um plano para que você saia do contexto em que está hoje e dê um passo adiante em sua carreira.

Analise a situação em que a empresa está te colocando

Reconheça seu potencial dentro da empresa e o seu valor. Analise tudo que sua mão de obra traz como resultado para a casa e avalie se você poderia estar crescendo mais em outro ambiente. Em algumas situações, por mais que você tenha experiência e competência para realizar seu trabalho com autonomia, a empresa pode tentar frear suas iniciativas ou orientar a um caminho em que você tenha pouca possibilidade de destacar-se.

Se este é o caminho que você está seguindo – a contragosto – é preciso ampliar seus horizontes e buscar por possibilidades que possam lhe render mais frutos e alavancar seu potencial.

Pesquisando novas oportunidades

Você já sabe que não tem intenção de continuar neste emprego, mas o medo ainda insiste em te segurar por algum tempo. “Será que vou me queimar no mercado?”, “O que vão dizer a meu respeito quando sair daqui?”, “Será que vou conseguir me reposicionar?”, “Será que o próximo emprego será melhor?”, são algumas perguntas que podem rondar sua mente. Uma coisa é certa: algum risco você terá que correr. Mas se as coisas no contexto atual estão longe do ideal, será mesmo que você tem tanto a perder?

Em primeiro lugar, para que você não jogue tudo para o alto sem nenhuma perspectiva de futuro, busque novas oportunidades, fique de olho em novas vagas em posições ofertadas em empresas que lhe interessam. Converse com pessoas próximas e sinalize sua intenção de trocar de empregofortaleça seu networking. Quando já tiver algo em vista, prepare-se para ter uma conversa definitiva.

Minimizando impactos

Por mais que você tenha a certeza de que vai iniciar uma nova etapa, faça o que estiver ao seu alcance para não prejudicar sua imagem na empresa que está deixando. Argumente com calma, aponte sua necessidade em encontrar um novo rumo profissional, explique seu perfil não é compatível com o que a empresa busca. Escolher bem as palavras pode evitar desafetos desnecessários.

Em algumas situações, como a própria Kristi descreveu, não dá para evitar alguns efeitos colaterais. Ainda que a chefia não fique satisfeita com sua saída, não se deixe abalar. Para ter chegado até este ponto, foi preciso muita coragem, planejamento e reflexão. Você está dando este passo para avançar em sua carreira. O aprendizado é que nem sempre suas decisões vão agradar a todos, mas o seu desenvolvimento depende da superação deste obstáculo.

Finanças Femininas é o primeiro site de finanças para mulheres do Brasil. Um site para ajudar mulheres a organizarem as suas contas, aprenderem a gastar melhor e a investir. Nosso objetivo é ajudar você a se tornar mais independente!

Fonte: http://financasfemininas.uol.com.br/

Compartilhe.