Crise emocional no trabalho? Saiba que nem tudo está perdido

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O trabalho é um ambiente que, assim como a sua casa, escola ou círculo de amigos, está sujeito a influências externas e pode determinar fortemente o seu humor, afetando seu lado emocional. Da mesma maneira, a bagagem que trazemos de casa para o trabalho também pode influenciar a nossa produtividade no ambiente profissional.

É evidente que todos temos dias mais animados, mais descontraídos, momentos em que desejamos ficar no nosso canto e horas em que simplesmente não estamos dispostos a interagir. Porém, há momentos em que crises emocionais podem ser desencadeadas por emoções negativas, tais como raiva, irritação, tristeza ou culpa. Sempre que possível, é bom não deixarmos que isso afete o seu desempenho profissional e tampouco sua relação com as outras pessoas no trabalho. Porém, você sabe manter a compostura emocional no trabalho ou reverter uma possível crise? Para evitar que você se deixe afetar por uma crise emocional no trabalho, o Love Mondays lista, a seguir, algumas dicas valiosas. Acompanhe:

Tenha em mente a diferença entre apropriado e inapropriado
Geralmente, os seres humanos apresentam dois tipos de respostas, que podem ser apropriadas ou inapropriadas. Emoções são muito naturais e reações neuroquímicas são saudáveis, porém o comportamento inapropriado é aquele que se torna aparente a você e aos outros. Se você não conseguir sentir a diferença, preste atenção à forma com que as demais pessoas estão reagindo. Se todos estiverem surpresos de forma negativa significa que você agiu de forma inapropriada.
O ideal, aqui, é que você não espere as reações dos outros para saber se agiu bem ou mal. Ter em mente que você precisa manter a compostura no trabalho e não se deixar afetar por uma crise emocional é a chave para que você controle suas emoções nesse ambiente.

Mantenha-se longe do gatilho
Gatilhos são eventos ou pessoas que causam uma resposta emocional. Esse sentimento é o sinal de que você precisa deixar um ambiente ou sair de uma conversa e se recompor. Para isso, você precisa se manter longe do estímulo e achar um local tranquilo para permitir que suas emoções fiquem balanceadas. Quando você retornar ao escritório, procure mexer em uma caneta ou apertar uma bolinha, por exemplo, para retomar seu balanço emocional.

Lembre-se de que as emoções passam
Se você estiver saudável emocionalmente, suas emoções certamente passarão como nuvens no céu, que vão e vêm. Isso ocorre de acordo com fluxos neuroquímicos que são liberados e reabsorvidos pelo cérebro e devem ser liberados de forma contida para evitar uma crise emocional no trabalho. Por isso, quando você sentir que suas emoções estão aflorando, pare um pouco e faça alguma coisa para se acalmar. Pode ser tomar um café, dar uma volta no quarteirão ou ligar para um amigo.

Faça um exercício simples e fácil
O exercício a seguir é simples, rápido e muito efetivo depois uma crise emocional. Ele vai te ajudar a reconhecer uma situação de estresse pelos seus próprios olhos e dos outros, e funciona assim:

– Feche seus olhos e imagine o que está acontecendo. Durante esse momento você está olhando através de seus olhos. Reconheça e sinta as emoções que você está sentindo;
– Imagine-se flutuando em direção à outra pessoa, seu gatilho, e imagine o que está acontecendo enquanto você está olhando pela perspectiva dos olhos do outro. Pense nas emoções que essa pessoa está sentindo;
– Imagine-se flutuando entre esses dois personagens – você e seu gatilho – e coloque-se na posição de uma terceira pessoa, olhando tudo. Sinta as emoções de ambos e analise as perspectivas.

Esse exercício fará com que você pense nos diversos ângulos de um conflito. Na primeira parte você sentirá que sua posição e reação foram corretas. Na segunda, a perspectiva do outro ganhará mais razão e na terceira, a verdade do evento será vivida, mas sem envolvimento emocional. Fazendo essa separação você alivia seu estresse e compreende melhor a situação. Experimente fazer sempre isso em casa e no trabalho, incluindo no trânsito. Você se sentirá muito melhor!

Comunique suas necessidades aos outros
Se uma pessoa sabe que você tem uma sensibilidade a determinada questão, seja ela pessoal ou de trabalho, ela adequará seu comportamento de acordo com a sua necessidade. A melhor forma de evitar que você tenha uma crise emocional no trabalho é deixar que os outros saibam o que está te incomodando e como podem te ajudar.

Investir em atitudes para minimizar os impactos de uma crise emocional é fundamental para te manter sempre disposto e equilibrado no trabalho. Se errar, não tenha medo nem vergonha de se desculpar com os outros, mas procure alternativas para garantir que isso não aconteça mais. Boa sorte!

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