Como conseguir o primeiro emprego depois de formado?

0

Você estudou, fez estágio, se formou e está pronto para o mercado de trabalho, mas não sabe por onde começar e nem o que fazer para conseguir sua primeira oportunidade. Medo, insegurança, dúvida de como se comportar, o que falar e o que não dizer… todos esses sintomas são muito comuns em jovens recém-formados, porém você pode driblar essas dificuldades e começar sua carreira com o pé direito, sabia? O Love Mondays te ajuda!

E lembre-se que, quando estiver procurando seu primeiro emprego não desista e bata em todas as portas. Muitas pessoas podem te rejeitar porque você não tem experiência, mas outras empresas te aceitarão apenas pela sua vontade de aprender e disposição. Certamente esse desafio não é fácil e você precisará enfrentá-lo de frente. Afinal, é um dos muitos que você encontrará ao longo de sua vida profissional.

A seguir, preparamos algumas recomendações para jovens que estão em busca do primeiro emprego. Saiba como se portar, montar seu currículo e se preparar para esse momento tão importante da sua carreira!

1. Adapte seu currículo à vaga

Você achou uma vaga que te interessa e pretende enviar um currículo para se candidatar a ela? Antes de fazer isso, certifique-se de que as experiências e habilidades que estão sendo procuradas estão fáceis de detectar. Pesquise sobre a empresa e identifique valores em comum, em seu resumo profissional inclua competências, pontos fortes e realizações que são almejadas para a vaga e pela empresa, mas sempre mantenha como foco a posição que você deseja.

2. Prepare-se para o antes, durante e depois da entrevista

Você foi selecionado para a entrevista de emprego e precisa se preparar para esse momento. Pesquise sobre a história, valores e resultados empresa. Saiba como chegar ao local da entrevista e saia de casa um pouco antes, para não correr o risco de chegar atrasado. Evite passar um perfume muito forte ou fumar, pois isso pode incomodar os outros. Se suas mãos estiverem suadas por conta do seu nervosismo, seque-as discretamente antes de dar um firme aperto de mão no seu entrevistador. No dia seguinte da entrevista, envie um recado de agradecimento a essa pessoa, mesmo sem saber se você foi aprovado ou não.

3. Seja sincero ao falar de seus defeitos

Quando for questionado sobre seus defeitos evite responder com aquele clichê tradicional: “meu defeito é ser perfeccionista”, esse tipo de resposta demonstra pouco autoconhecimento. Portanto, conheça a si mesmo para descobrir realmente seus pontos fortes e de melhoria e conseguir discuta defeitos e erros cometidos honestamente com os recrutadores.

4. Não pergunte sobre salário ou benefícios

Prepare de três a cinco perguntas sobre a empresa, o cargo para ao você está se candidatando ou a área. Converse um pouco sobre a carreira desse recrutador na empresa, o que ele(a) mais gosta ali e quais são os maiores desafios que a companhia enfrentará nos próximos anos. Apenas no final da entrevista, se não for informado antes, entre no assunto salário, férias, benefícios, etc.

5. Seja educado e gentil com todos

Do manobrista ao CEO da empresa. Seja cortês com todos e mostre educação. Não subestime a importância de ninguém, pois essas pessoas muitas vezes podem ter influência sobre os tomadores de decisão na empresa. Além disso, um desconhecido que você encontrar no elevador pode ser seu futuro chefe ou até o presidente da empresa.

6. Tenha cuidado em entrevistas durante refeições

Se você for convidado para uma entrevista durante o almoço precisa tomar alguns cuidados. O primeiro é não escolher o prato mais caro do cardápio, ou um alimento com cheiro forte, ou até algo que faz muita bagunça para comer. Nunca peça bebidas alcoólicas, mesmo que o recrutador te ofereça. Lembre-se: você está sendo avaliado nesse almoço. Portanto, tenha boas maneiras à mesa.

Entrar no mercado de trabalho não é fácil, mas essa árdua tarefa pode ser muito recompensadora e positiva se você tomar as atitudes corretas. O importante é não perder o foco e manter o otimismo, pois sua primeira oportunidade pode estar mais perto do que você imagina!

Compartilhe.