Como usar bem o dinheiro extra que chega com o 13º?

O fim do ano é um período conhecidamente intenso em termos de gastos com presentes, viagens, ceia, reuniões entre família e amigos, etc. O 13º pode ser um grande aliado no momento de dar conta de todas essas despesas, porém, sabendo se planejar bem você consegue aproveitar esse valor adicional de uma forma muito melhor e ainda reservar um valor para o próximo ano, que já começa com uma série de gastos como IPVA, IPTU, Imposto de Renda, matrícula escolar e muitos outros.

Seu 13º caiu na conta e você deseja saber qual é a melhor estratégia para planejar seu orçamento? O Love Mondays, aliado dos profissionais na hora de organizar sua rotina, carreira e área financeira, te ajuda a gastar o seu 13º da melhor forma. Acompanhe as nossas dicas!

1.Quite as suas dívidas, se as tiver

O 13º salário é um grande alívio para muitas pessoas que estão endividadas. Se esse for o seu caso, não pense duas vezes antes de utilizar esse montante para quitar parcelamentos de faturas de cartão ou financiamentos. Tenha sempre em mente que é muito melhor acabar com essas pendências agora do que lidar com juros de cartão e cheque especial, além de cobranças de financiamentos. Se não sobrar dinheiro, tudo bem. Pelo menos você se livrou de um grande problema, que pode se complicar ainda mais no futuro.

2.Avalie bem os seus gastos nesse período

O fim de ano é um desafio para muitas pessoas em termos de gastos, pois são muitas pessoas para presentear, encontros para organizar e até viagens para pensar. Para que você não exceda as despesas e crie dívidas para o próximo ano, recomendamos que seus gastos sejam pensados de forma racional, pensando antes de comprar muitos presentes ou organizar muitas coisas. Que tal um presente mais simples em vez de algo caro demais? E uma lembrança para um casal em vez de um presente para cada um? Pensar exatamente no que você deseja e deixar o cartão de crédito em casa te ajuda a não cair em tentações e gastar além do que deve.

3.Priorize os pagamentos à vista

Parcelar as compras é, sem dúvida, uma comodidade e uma forma mais fácil de adquirir algo que você deseja. O que você precisa ter em mente, porém, é que fazendo parcelamentos você compromete seu orçamento futuro e já começa o ano com pendências, por isso, o mais recomendável é que você opte pelo pagamento à vista, que geralmente rende bons descontos em lojas.

4.Reserve uma parte do 13º para eventualidades

Não é porque você recebeu o 13º que precisa gastar tudo. Depois de quitar dívidas, se ainda sobrar algum valor você deve guardá-lo para garantir uma reserva em caso de emergências como problemas de saúde, familiares ou até uma demissão. Ter um fundo de emergência é altamente recomendável.

5. Pense nos gastos de 2016

Começo de ano é sempre puxado. É a matrícula da escola dos filhos, IPTU, IPVA, Imposto de Renda e mais uma série de despesas que certamente levarão uma boa quantia de você. Que tal reservar parte do seu 13º para pagar essas contas? Isso certamente te ajudará a conseguir descontos à vista e te deixará mais tranquilo no primeiro semestre.

Seguindo essas cinco dicas de planejamento financeiro você garante sua conta no azul e começa o ano com o pé direito. Sorte!

Compartilhe.