Como tirar o máximo de uma conversa de networking?

0
Você está procurando um novo emprego? Então provavelmente sabe que é preciso extrair o máximo de um evento de networking. Conversar com muitas pessoas, estabelecer vínculos e estreitar laços é recomendado, mas você sabe como extrair o máximo dessas conversas? Não importa se você está falando com o CEO de uma empresa ou com apenas um colaborador. Toda oportunidade deve ser aproveitada.

Depois daquela conversa padrão, na qual você se apresenta, pergunta o que a pessoa está fazendo e como é sua empresa, em vez de iniciar assuntos genéricos como o tempo ou o futebol, tenta levar a conversa para um lado produtivo. Depois disso, assuma que você está buscando um trabalho e pretende que suas conversas abram portas para você.

Veja o que dizer após essa breve conversa:

Cenário 1 – Não há oportunidades relevantes

Mesmo que você tenha percebido que a pessoa com a qual está conversando não lhe dará o emprego de ouro que você deseja, não tem problema!

Lembre-se de que ela pode conhecer outras pessoas que tenham mais conhecimento sobre a sua área ou tenham contato com as empresas onde você deseja trabalhar. Fale quais são suas metas e, de repente, essa pessoa pode dizer: “conheço o fulano que trabalha em tal empresa”. A partir daí, pergunte se há a possibilidade de vocês serem apresentados.

Cenário 2 – Possibilidade de oportunidades relevantes

Você pode não ter certeza de que a pessoa com a qual você está conversando é a certa, mas não desperdice essa oportunidade. Veja o que você pode extrair dessa pessoa. Se ela trabalhar na empresa em que você pretende trabalhar, melhor ainda. Pesquise a cultura da instituição e os processos de contratação. De repente, a pessoa pode revelar preferências dos chefes ou dicas do processo.

Cenário 3 – Certeza de oportunidades relevantes

Se você der a sorte de conversar com a pessoa certa, da empresa certa, é hora de mostrar suas habilidades.

Relembre episódios em que suas capacidades foram necessárias, por exemplo. Uma forma de iniciar a conversa é dizer como você gosta desse segmento ou da posição que deseja e, depois, contar algo que você já fez. 

Tenha uma coisa em mente: o networking é uma oportunidade incrível de se aproximar das suas metas, então certifique-se de que você tem o controle da conversa e sabe aonde ela vai te levar. Não importa com quem você tenha a oportunidade de conversar, basta apenas extrair o máximo de cada situação. Boa sorte!
Compartilhe.