Como tirar lições de liderança a partir de atitudes de um menino de 10 anos?

Inspiração para nos motivar a mudar algo em nossos trabalhos ou propor iniciativas mais “verdes” podem surgir dos mais inesperados lugares. Exemplo disso é o caso de Becky DeSalvo, que, graças a um vídeo de pássaros que morreram após ter ingerido plásticos no Oceano Pacífico, incentivou seu filho a mudar a realidade em sua própria escola.

Charlie, filho de dez anos de Becky, teve uma ideia após ver o que aconteceu com os pássaros: a cantina de sua escola poderia usar utensílios de metal em vez de plástico. Para executar seu plano, escreveu uma carta ao serviço de alimentação da escola, que foi respondida dizendo que utilizaram o metal previamente, mas as crianças jogavam os talheres fora.

Charlie, então, foi ao conselho estudantil, que concordou em instalar locais para que as crianças depositassem os talheres de plástico, a princípio, para, depois, os substituírem pelos de metal, sugeridos por Charlie.

Na sua empresa pode acontecer o mesmo. Toda instituição, hoje em dia, precisa estar atenta às tendências e necessidades de sustentabilidade e, às vezes, uma ideia simples pode fazer uma grande diferença. A estratégia de longo prazo de uma empresa agora é baseada na sustentabilidade. Com ideias nesse segmento, você certamente ganhará destaque no trabalho.

Alguns executivos, inclusive, recebem parte de seu bônus com base na medição do impacto de carbono da empresa. Por isso, é hora de mostrar ao seu chefe como a sua ideia pode ser positiva para o modelo de negócio da empresa. Mudanças nem sempre são fáceis, pois mudam a cultura da empresa, mas sua implementação pode ser tão satisfatória e positiva que essa alteração nem vai ser notada. Experimente!
Compartilhe.