Como superar o medo de dizer não no trabalho

0

O medo de dizer “não” no ambiente de trabalho afeta direta ou indiretamente a carreira de muitos profissionais. Seja em qualquer área ou nível hierárquico, é imprescindível estar pronto para dar uma resposta negativa sempre que necessário. É importante ainda estar atento a alguns pontos para não passar uma má impressão ou gerar qualquer tipo de atrito entre colegas de trabalho.

Veja nossas dicas:

Quais são os perigos de sempre dizer “sim”?

  • Pode atrapalhar sua produtividade: ser produtivo é muito mais do que estar o tempo todo ocupado. É absorver tarefas que realmente importam, fazem diferença e te dão visibilidade. Se você diz “sim” a cada nova demanda sem se questionar sobre suas prioridades, pode acabar prejudicando sua produtividade.
  • Pode colocar a sua reputação em risco: ser proativo, disposto a ajudar outras pessoas e saber trabalhar em equipe são excelentes qualidades, mas, a partir do momento em que você se torna um profissional sobrecarregado por não saber dizer “não”, consequentemente você acaba não cumprindo prazos, esquecendo de tarefas importantes e entregando seu trabalho com menos qualidade.

6 dicas de como se comunicar melhor no trabalho

4 maneiras de ser mais assertivo no trabalho

Como dar uma resposta negativa sem parecer rude?

  • Pense antes de falar: avalie cada situação antes de tomar qualquer decisão para não ser injusto ou passar a impressão de que você é pouco participativo. Considere todas as variáveis antes de dar uma resposta negativa.
  • Argumente: traga os fatos para a mesa. Mostre que você se importa com os resultados da companhia e que está disposto a colaborar com a equipe, mas que também sabe otimizar muito bem o seu tempo e seus recursos.
  • Fale em tom neutro: tome cuidado com a forma com a qual você fala. Escolha usar um tom neutro e transparecer calma para passar uma mensagem clara.
  • Faça sugestões: por fim, sugira formas de melhorar processos e tarefas. Isso mostra que você consegue pensar fora da caixinha para criar alternativas. Além disso, você consegue dar um fechamento positivo para a conversa.

Este artigo foi inspirado em “Are You Afraid to Say No At Work?”, do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte

Compartilhe.