Como ser um líder melhor em 2019

0

Em um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, é essencial deixar de ser apenas um chefe para se tornar um bom líder.

Bons líderes inspiram confiança e naturalmente motivam mais os membros de sua equipe, mas quais são os passos a seguir para garantir uma liderança de qualidade? Aqui estão algumas dicas para se tornar um líder melhor:

1. Comunique-se claramente

Uma mensagem sem ruídos depende do esforço da empresa como um todo, mas é função do líder garantir que as decisões, metas e processos sejam comunicados de forma direta e clara. Dê a devida atenção para a forma em que você transmite as informações e garanta que suas expectativas estejam sempre alinhadas com seu time.

2. Aprenda a ouvir

Ainda que você transmita mensagens como ninguém, a comunicação não pode ser uma via de mão única  – você também precisa ouvir. Observe sinais e comportamentos e reserve um tempo para conversas individuais e em equipe. Como bom ouvinte, você vai entender os desafios e motivações de cada um e que tipo de suporte eles precisam.

3. Saiba delegar

Com tempo limitado e diversas responsabilidades, sua rotina pode se tornar desgastante demais. É preciso aceitar que, para ser mais produtivo, você terá que delegar tarefas. Escolha pessoas de confiança da sua equipe para realizar tarefas que costumam ser suas e você permitirá que eles cresçam enquanto você ganha tempo para focar em assuntos mais importantes.

4. Coloque a mão na massa

Ainda que delegar seja um processo necessário, não se acomode demais. Um bom líder não pode apenas dar ordens e esperar que os outros façam todo o serviço. Encarar diferentes atividades refuta qualquer senso de superioridade e também demonstra que você está disposto a entender os processos e dificuldades que seu time enfrenta diariamente.

5. Mantenha a calma sob pressão

Momentos estressantes são parte da rotina de qualquer empresa, mas o mais importante é a postura que você adota em momentos assim. Manter a calma e um clima agradável no escritório, mesmo em situações tensas, são pontos importantes que permitirão melhores tomadas de decisão. Lembre-se de que seu comportamento é um exemplo a ser seguido e um fator decisivo para o sucesso da equipe!

6. Admita seus erros

Arrogância e liderança são palavras que não devem andar juntas. Não hesite em reconhecer a culpa quando for preciso e use seus erros como forma de aprendizado. Muitos à sua volta vão se sentir mais confortáveis para se arriscar e trazer novas ideias sabendo que você lida com erros de forma madura e responsável.

Tornar-se um bom líder não acontece do dia para a noite, mas não é um bicho de sete cabeças. Aproveite as dicas e torne-se um líder melhor neste ano!

Share.