Como ser contratado por uma das empresas mais amadas do Brasil

Já contamos neste link que várias empresas do ranking das Mais Amadas estão com vagas abertas. Além de concorridos, os processos seletivos dessas companhias muitas vezes buscam candidatos com habilidades e competências que fogem do convencional.

“Muitos processos de contratação consistem apenas em um par de entrevistas. Nosso formato é bem diferente disso. Queremos descobrir qual ambiente de trabalho funciona para a pessoa, o que ela valoriza e como executa seu trabalho. Nós incentivamos que a pessoa nos mostre o que pode fazer e qual a combinação de atitudes e comportamentos que ela usa para que isso aconteça”, explica Natália Menhem, Head de Marketing da ThoughtWorks.

Não basta ter um bom currículo e boa formação técnica – essas companhias buscam pessoas que possam se dar bem naquela cultura e ambiente de trabalho. Para te ajudar a se destacar nos processos seletivos, conversamos com empresas do ranking e reunimos algumas das características que elas buscam em seus colaboradores.

Facilidade em resolver problemas

“Gostamos de pessoas que conseguem pegar o problema e resolver de uma forma inteligente, rápida, criativa e com foco no negócio”, conta Whiny Fernandes, Employer Branding da Creditas.

Características como essas são fundamentais, já que o currículo costuma ser secundário nas seleções da empresa. A Creditas implantou o chamado processo seletivo sem viés e conta com a tecnologia para garantir maior diversidade para a empresa. O primeiro passo sempre envolve testes online, que podem ser feitos por todos os candidatos sem exceção – independentemente da sua área de formação, idade, instituição de ensino ou qualquer outro filtro humano.

Aqueles que apresentaram melhor performance seguem para uma etapa de entrevista por telefone com o RH; depois, há uma entrevista de fit cultural, realizada por pessoas de outra área que não a de atuação do candidato. A análise do currículo só é feita na etapa final, em uma entrevista com dois gestores da área pretendida.

Gosto por desafios

“Procuramos pessoas que gostem de se desafiar constantemente e tenham no sangue a vontade de fazer a diferença”, explica Karina Vasques, VP of People da Loggi.

Especialmente se você quiser trabalhar em uma startup ou em uma empresa de tecnologia, é importante se mostrar uma pessoa que não só gosta de desafios, mas que curte buscá-los ativamente. Isso mostra que você deseja sempre aprender coisas novas e buscar novas formas de executar suas tarefas – e isso, para a empresa, significa algo importante: inovação. “Queremos pessoas que sintam paixão pelo que fazem e sejam capazes de inovar, desafiando-se no seu dia a dia para que possam fazer as coisas sempre de forma melhor”, completa Veronika Falconer, Diretora Executiva da Takeda.

Fit cultural

“Nossa seleção é focada em encontrar pessoas que compartilhem dos nossos valores e estejam alinhadas à nossa cultura”, explica Heloisa Vieira, Lead of Talent Attraction do QuintoAndar.

Sempre enfatizamos por aqui a importância de conhecer a cultura e os valores da empresa antes de se candidatar, e não é à toa. Primeiro, porque você precisa entender se iria curtir trabalhar naquele local – afinal, da mesma forma que existem candidatos certos e errados para cada vaga, existem empresas certas e erradas para cada pessoa.

Mas, do ponto de vista da empresa, é fundamental entender se o profissional está disposto a abraçar aquela cultura e valores e trabalhar para cultivá-las. O site da empresa, bem como sua página no Love Mondays, costumam dar boas pistas sobre o perfil buscado.

“Procuramos pessoas motivadas e apaixonadas, que orgulhosamente e ativamente encorajam a ThoughtWorks e a indústria a refletir sobre e melhorar a sociedade a que servem”, exemplifica Natália.

Habilidade para trabalhar em equipe e lidar com diferentes tipos de pessoas

“Buscamos pessoas abertas à diversidade e que tenham boa aderência aos nossos valores, capazes de trabalhar em equipe, comprometidas e dispostas a apostar na transparência”, afirma Veronika Falconer, da Takeda.

Companhias inovadoras costumam valorizar o trabalho em equipe, e muitas vezes contam com times multidisciplinares. É essencial mostrar que você sabe transitar por várias áreas e consegue se relacionar bem com as mais diversas pessoas. O respeito à diversidade, aliás, é (felizmente) algo cada vez mais valorizado na sociedade como um todo – e as empresas não fogem à regra.

“Prezamos por um ambiente de trabalho colaborativo e valorizamos os nossos talentos. Por isso, buscamos profissionais responsáveis, com espírito de liderança, que tenham uma atitude vencedora e inovadora, e que também sejam comprometidos com a diversidade”, completa Harry Vargas, Diretor de Recursos Humanos da Souza Cruz.

Mostre-se um talento único e a empresa pode encontrar um lugar para você

“Em geral, estamos sempre abertos e interessados em conhecer talentos incríveis e únicos e encontrar uma forma em que faça sentido tê-los em nosso time”, diz Daphne Baroukh, Head of People da Escale.

Embora tenham áreas prioritárias a serem preenchidas – no caso da Escale e de várias outras do ranking, no setor de tecnologia –, muitas empresas estão de fato sempre de olho em pessoas que sejam talentos fora da curva. Caso encontrem alguém assim, elas podem abrir uma nova vaga ou adaptar uma já existente para acomodar o profissional.

Quer conhecer quais são as empresas mais amadas do Brasil? Clique aqui e confira o ranking completo.

Share.