Como se tornar o candidato ideal

0

Recrutadores estão constantemente procurando pelos candidatos certos para preencher diversas vagas. E essa procura pode ser difícil, afinal, ler milhares de currículos e conversar com diversos funcionários em potencial pode consumir muito tempo. Então, por que não deixar mais fácil para os recrutadores te encontrarem?

Como fazer isso? Sendo o candidato mais bem informado possível. Claro, habilidades e experiência contam, mas, de acordo com os profissionais de RH, um candidato que conhece a empresa e está realmente engajado tem mais vantagens.

Seu objetivo como alguém que está procurando emprego deve ser se destacar na multidão pelos motivos certos e em todos os momentos fundamentais: da candidatura à negociação e, finalmente, no trabalho. Um candidato bem informado é alguém que entende sobre a companhia, que fez a lição de casa e leu a descrição da vaga, que entendeu bem a proposta. Quando os recrutadores entrarem em contato já será meio caminho andado.

Candidatos que usam o Love Mondays em todo o processo – de anúncios de vagas de emprego e avaliações de funcionários a avaliações de entrevistas de emprego – são mais engajados, mais bem informados e têm as expectativas certas em relação às empresas. Os recrutadores sabem disso e revelam aqui o passo a passo para você se tornar um candidato dos sonhos:

1- Conheça os prós e contras

Leia artigos sobre a empresa, verifique as redes sociais para ter um senso do que a marca representa, faça uma pesquisa no Google, leia sobre os executivos que trabalham na companhia e fique por dentro de possíveis “sinais vermelhos” como problemas econômicos e escândalos na mídia. Fazendo isso, você terá uma visão holística das empresas que estiver interessado.  

2-  Pesquise

Com uma lista de potenciais empresas para trabalhar, é hora de pesquisar mais a fundo. Você pode acessar o Love Mondays para saber sobre a média de satisfação dos funcionários em diversos quesitos, ler avaliações, descobrir faixas salariais e avaliações de entrevistas de emprego.

3- Faça o seu currículo se destacar

Agora que você já fez a sua lição de casa, provavelmente reduziu a lista de empresas que te interessam. Vá a um nível ainda maior dividindo as empresas em cultura, missão, visão e valores – uma vez que você tiver isso em mente, poderá personalizar o seu currículo para se candidatar a vagas de emprego de forma mais assertiva, por exemplo:

  • Deixar claro as vantagens que você pode trazer como funcionário.
  • Apresentar habilidades e competências alinhadas às descrições das vagas, destacando pontos estratégicos.
  • Mostrar valores alinhados aos da companhia, com base na pesquisa sobre a empresa.

4- Prepare-se para a entrevista

Veja as avaliações de entrevistas de emprego para ter uma ideia das perguntas que podem ser feitas. Você pode ter uma noção de tipo de questões que os recrutadores geralmente fazem para profissionais da sua área. Isso te ajuda a se preparar e saber o que esperar de um processo seletivo. Assim, você também pode ter uma noção de como a empresa realmente é. No Love Mondays, você tem acesso às perguntas em milhares de empresa.

5 – Faça quantas perguntas forem necessárias

A grande maioria dos profissionais quer estar bem informado sobre todos os aspectos de uma empresa antes de aceitar uma oferta de emprego. Por isso, certifique-se de ter todas as suas dúvidas respondidas no processo seletivo. É dever da equipe de RH responder às suas questões e te ajudar a tomar a melhor decisão. Afinal, a equipe quer contratar o candidato mais adequado para melhorar a retenção da empresa.

6- Negocie

É importante compreender que a negociação salarial é perfeitamente normal e faz parte do processo seletivo – os recrutadores esperam por isso! Antes de partir para a contra-proposta, certifique-se de:

  • Saber o seu valor: pesquisar faixas salariais te ajuda a ter uma estimativa real, baseada no mercado atual para entender o seu valor como profissional. Você pode fazer isso pelo Love Mondays
  • Levar outras vantagens em consideração: além do salário em si, benefícios para desenvolvimento profissional, por exemplo, devem ser considerados na negociação.

Veja mais detalhes em: Dicas para negociar um aumento de salário

7- Se a empresa for ideal para você, diga sim!

Se você tiver 100% de certeza quanto a uma oferta de emprego, vá em frente. Diga sim, e comece a amar a segundas-feiras em sua empresa ideal. E lembre-se de que, assim como você se beneficiou com as avaliações online de milhões de usuários do Love Mondays, tenha certeza de retribuir contando sobre a sua experiência na nova empresa.

Agora que você tem todas as ferramentas para se tornar um candidato que os recrutadores não podem resistir, é só encontrar a empresa ideal! Conte com a gente para te ajudar em todos as etapas do processo. 😉

Este artigo foi inspirado em How to Become the Candidate Recruiters Can’t Resist

Leia também: 8 palavras para nunca incluir no currículo e 3 frases para fazer a sua carta de apresentação se destacar

Compartilhe.