Como se organizar sua rotina durante a busca por um emprego

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Na busca pelo emprego, muita gente se candidata a um grande número de vagas de uma vez só e acaba se perdendo no meio de tantos processos. Muitas inscrições significam diferentes versões de um currículo, cartas de apresentação personalizadas e muitas pessoas para contatar, mas como organizar isso tudo em sua rotina?

Se você não se organizar com cuidado, pode se atrapalhar e cometer erros como confundir nomes das empresas e seus recrutadores, perder datas de entrevistas ou esquecer de retornar o contato com pessoas importantes durante o processo.

Por isso, criamos um guia para te ajudar a se organizar durante a busca pelo emprego:

Comece por seus objetivos de carreira

A vontade de se inscrever impulsivamente em várias oportunidades é grande, mas é importante dar um passo atrás e previamente analisar, de uma perspectiva macro, quais são seus objetivos de carreira e as direções que pretende tomar.

Como você quer conquistar a melhor oportunidade se ainda não decidiu qual caminho traçar? Reflita sobre o assunto para saber quais vagas podem te ajudar nessa trilha. Para tornar as coisas mais fáceis, você pode guiar seus pensamentos com as seguintes perguntas, pensando sempre sobre onde você quer chegar:

– Qual seria o melhor setor ou mercado para sua próxima oportunidade?
– Quais as atividades que você deve exercer no dia a dia para chegar lá?
– Existem empresas específicas que te ajudariam a alavancar sua carreira?

Tenha certeza de que você está incluindo em suas reflexões sua vida pessoal, abordando aspectos financeiros, familiares, de educação e seus valores próprios. E lembre-se: o emprego ideal é aquele que se encaixa em sua vida.

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Monte um cronograma

O primeiro passo para criar seu cronograma é identificar um tempo livre em sua rotina para se dedicar à busca por emprego. Essa é uma tarefa que realmente irá consumir tempo do seu dia, então tenha certeza de que terá um período livre para focar totalmente nisso.

Comece então a organizar as tarefas que irão te ajudar na busca pelo emprego e que precisam ser feitas o quanto antes, como atualizar seus perfis nas redes sociais e em sites de recrutamento e analisar seu currículo para encontrar oportunidades de melhoria. O ideal é fazer isso logo nos primeiros dias.

Com seus perfis e currículo otimizados, é hora de efetivamente iniciar sua busca. Enviar e-mails e procurar por oportunidades pode ser cansativo e estressante. Por isso, mantenha o foco e tente reservar alguns breaks entre uma pesquisa e outra.

Assim que você conseguir avançar em processos seletivos, chegará a hora de se organizar para não perder nenhum prazo de envio de informações, entrevistas e retornos de contato.

Monitore cada vaga que você se inscrever

Lembra do problema de se inscrever para muitas vagas? Volume não necessariamente significa qualidade. Além de muitas inscrições acabarem sendo insignificantes (fazendo você perder tempo realizando testes online e preenchendo informações), isso irá te atrapalhar na hora de monitorar as vagas que você já se inscreveu.

A ideia aqui é ficar a par dos processos seletivos que você está participando, o que ajuda também na hora de identificar o melhor momento para retornar o contato com o recrutador e saber como as coisas estão indo.

Crie uma planilha simples com as seguintes informações para cada vaga que você se candidatar: nome da empresa, contatos do recrutador (e-mail e telefone), data de inscrição, deadlines e entrevistas, data de follow up (retorno de contato) e status no processo seletivo (rejeitado, aguardando resposta, entrevista marcada). Assim, você consegue acompanhar cada processo e fazer contato com a empresa no momento certo.


O Love Mondays espera que você encontre uma oportunidade que te faça amar as segundas-feiras! Continue no nosso blog para ler mais artigos sobre como conquistar o emprego, crescer profissionalmente e gerenciar a sua carreira!

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