Como se diferenciar em uma entrevista de emprego

0

Causar uma boa impressão em uma entrevista de emprego é fundamental para aumentar as suas chances de ser contratado. Essa tarefa, no entanto, é mais difícil do que parece e, para garantir que seu entrevistador se interesse pelo seu perfil e deseje saber mais sobre você, é fundamental se atentar a alguns pontos, que selecionamos a seguir:
1. Exercite sua comunicação não-verbal
Demonstre confiança para o seu entrevistador. Sente-se direito, em posição ereta, faça contato visual e cumprimente o recrutador com um bom e forte aperto de mão. Saber se portar nesse momento, mesmo sem falar nada, é essencial.

2. Vista-se de acordo com a empresa
Não adianta chegar para uma entrevista de trabalho em uma empresa séria e conservadora usando calça jeans. Ao mesmo tempo, ir de terno e gravata para uma entrevista em uma startup super descolada e jovem também não funciona bem. Por isso, é fundamental, antes da entrevista, saber qual é o dress code da empresa, ou seja, como seus colaboradores costumam se vestir.

3. Ouça bastante
Seu entrevistador dará informações a você o tempo todo. Por isso, é fundamental que você preste atenção ao que ele está dizendo e compreenda isso. Se não entender, pergunte. Isso mostra interesse.

4. Não fale em excesso
Não seja tagarela em uma entrevista de emprego. Falar mais do que deve a um entrevistador pode ser um erro fatal. Procure concentrar-se ao que está sendo abordado e, antes de falar com o recrutador, pesquise as necessidades para a vaga, as características da empresa e procure entender como você pode ajudar.

5. Não seja muio “amigão”
Um recrutador não é seu amigo e nem parente. Por isso, encare a conversa com ele como algo profissional e sério, levando energia e entusiasmo à entrevista sem, no entanto, ser familiar demais.

6. Utilize uma linguagem adequada
Evite usar gírias e não fale palavrões em uma entrevista de emprego. Evite, também, emitir opiniões polêmicas sobre assuntos polêmicos como preferências sexuais, política, idade ou religião.

7. Pense antes de responder qualquer pergunta
Uma resposta confusa ou errada pode estragar todas as suas chances de ser contratado para uma vaga. Por isso, se um entrevistador te pergunta a respeito de um momento em que você realizou determinada coisa, ele quer saber a respeito do seu comportamento e, por isso, precisa de um bom exemplo para ter certeza de que você é adequado para a vaga. Falhar nessa hora ou não saber se expressar te coloca em maus lençóis.

8. Não seja confiante demais – e nem desesperado
Exibir excesso de confiança e achar que já conquistou a vaga não é algo positivo. Ao mesmo tempo, mostrar desespero e quase implorar para ser contratado é pior ainda. Fique calmo, tranquilo e mantenha a confiança em você e na sua capacidade. Faça com que o entrevistador acredite em você e no que você pode fazer pela empresa.

A tensão e a insegurança até podem bater antes de uma entrevista, mas ter autocontrole para saber lidar com essas sensações é essencial para passar uma boa impressão ao recrutador e, consequentemente, ser contratado para uma vaga. Capriche nos pontos que destacamos acima e faça bonito em um processo seletivo!

Compartilhe.