Como se dar bem em uma entrevista por Skype

Com a correria do dia a dia e cada vez mais trânsito nas grandes cidades, a entrevista online tem se transformado em um aliado importante das áreas de recursos humanos das empresas, que podem pré-selecionar candidatos por Skype antes de agendar uma entrevista presencial. A tecnologia, nesse caso, chegou para somar muito, mas será que o fato de não estar cara a cara com o recrutador significa que o candidato pode ficar mais à vontade? Nada disso! Nessa situação, mais do que nunca é fundamental manter a etiqueta profissional e atentar para diversos pontos que podem melhorar ou piorar a sua avaliação.

A seguir, você acompanha algumas dicas de como se posicionar, se vestir, falar e até onde ficar no momento de passar por uma entrevista online. Acompanhe!

Dê uma geral nas suas redes sociais

Antes da entrevista por Skype, verifique seus perfis em redes sociais para garantir que não haja posts que deponham contra a sua imagem. Você sabia que mais de 90% dos empregadores utilizam esse recurso para prospectar seus funcionários e candidatos?

Vista-se de maneira adequada. Nada de bermuda ou camiseta velha!

Pode parecer brincadeira, mas sabia que diversos candidatos acham que, pelo fato de estarem em casa, devem vestir camiseta, bermuda e chinelo para fazer uma entrevista de emprego? Ao pensar em fazer isso, avalie se você iria à entrevista presencial vestido dessa forma. Certamente não, né? Então, use roupas discretas, bem passadas e, principalmente, calças! Já pensou se você precisa se levantar durante a entrevista e mostra um short ou bermuda? Isso certamente não será nada positivo para a sua imagem.

Escolha um ambiente neutro e sobre o qual você tenha controle

Sabe aquela coisa de pegar o computador no colo e falar com o recrutador no sofá de casa? Ou se sentar na cama com o cachorro ao lado? Em uma entrevista online, nada disso é bem visto. O recomendável é que você escolha um local mais sério, como um escritório ou a sua escrivaninha, e assegure-se de que, por exemplo, seu cachorro não ficará latindo durante a entrevista. Silenciar o telefone celular também é recomendado.

Cuidado com a iluminação

Em alguns casos, sua cabeça pode tampar a luz do teto e prejudicar a sua imagem na tela do computador. Por isso, prefira se posicionar perto de uma janela, que deixará o espaço mais claro e permitirá que o recrutador te enxergue melhor. Outra coisa: sua foto de perfil deve ter um aspecto profissional. Nada de imagens de biquíni, bebendo ou em qualquer outra situação descontraída demais.

Informe-se sobre a empresa e a vaga em questão

Não há mico maior do que o recrutador te perguntar sobre a empresa e você mal saber o que ela faz. Para evitar que isso aconteça, pesquise a companhia que está oferecendo a vaga e a oportunidade em questão. Você pode acessar Love Mondays e ver o que os funcionários dizem sobre a empresa para ter certeza que a cultura do lugar se adéqua ao seu perfil. Se tiver dúvidas, anote-as e faça as perguntas durante a entrevista. Isso mostra que você tem interesse e gera uma boa impressão.

Preste atenção à sua linguagem corporal

Pesquisas apontam que sua linguagem corporal representa 55% de uma boa impressão. Isso é mais, inclusive, do que o que você fala. Por isso, mantenha as costas eretas, seja simpático e sorria. Evite cruzar os braços ou olhar para locais que não sejam a câmera do seu computador.
Boas práticas nunca são demais. Afinal, são elas as responsáveis por garantir nossos sucesso nos muitos desafios que teremos pela frente. Siga as nossas dicas, capriche na preparação para uma entrevista online e conquiste o emprego com uma imagem comprometida e profissional!

Compartilhe.