Como responder “Onde você se vê daqui a cinco anos?” sem criar constrangimentos?

É complicado pensar em uma resposta sincera e, ao mesmo tempo, inofensiva, para o momento em que a pessoa que está te contratando te faz a seguinte pergunta: “onde você se vê em cinco anos?”

Nesse momento, passam pela sua cabeça as mais diversas opções, como “subir na carreira”, “tomar o seu lugar”, “chefiar essa empresa”, “trabalhar por conta própria”, etc., mas, obviamente, não é adequado dizer isso, principalmente no início de um novo emprego. Mentir, por outro lado, também não é indicado. Então, o que fazer?

Pense da seguinte forma: aonde essa posição pode realmente te levar? Como essa oportunidade se alinha às suas metas profissionais? Dessa forma, você pode responder a pergunta assim: “estou muito empolgado com essa posição porque, em cinco anos, gostaria de ser visto como alguém com muita experiência no setor e isso é uma coisa que com certeza terei oportunidade de conquistar aqui. Também pretendo conquistar mais responsabilidades e assumir alguns projetos. Tenho muita sorte de trabalhar com gerentes incríveis, então, me desenvolver como um grande administrador me deixa muito animado.”

Essa saída, além de ser simpática e não soar como falsa, demonstra a sua vontade de crescer, de desenvolver suas habilidades e, ao mesmo tempo, não soa como antipática ou arrogante.

Caso a posição assumida por você não tenha nada a ver com suas aspirações profissionais, não tem nada de mais você dizer que não sabe realmente o que o futuro reserva. O que você deve analisar, no entanto, é como essa experiência vai te ajudar a conquistar seus objetivos.

Compartilhe.