Como parecer mais confiante em uma apresentação

0

Quem nunca teve medo de falar em público? Ter a atenção de uma grande audiência voltada para você pode parecer assustador mas, com algumas técnicas e um pouco de prática, é possível superar a timidez e conquistar uma postura muito mais confiante. Vamos às dicas?

– Todos somos tímidos

É verdade. Até aquele palestrante incrível já sentiu as pernas bambas ao subir em um palco. Algumas pessoas são mais extrovertidas, outras nem tanto, mas compreenda que dificilmente alguém se sente tão confortável a ponto de nunca se sentir apreensivo antes de falar em público. Então, seja paciente consigo mesmo. Você vai conseguir.

– Encontre a sua super pose

Além de manter sempre uma boa postura (cabeça erguida, ombros para trás, peito aberto), é importante que você encontre a sua super pose: estudos mostram que poses que “preenchem espaços” ajudam a fazer você se sentir mais confiante, como pernas espaçadas e as duas mãos na cintura.

– Cuidado com as “mãos gêmeas”

Na tentativa de gesticular mais, podemos acabar caindo no velho truque das mãos gêmeas: quando as duas mãos fazem exatamente a mesma coisa. Além de desconcentrar as pessoas, passa a impressão de que a sua performance foi ensaiada. Lembre-se de gesticular quando necessário para que tudo flua de forma natural.

– Comunique-se de forma clara

O melhor jeito de se comunicar é de forma equilibrada: mantenha a sua fala clara e firme, mas dê as devidas pausas e pense no que vai falar. Uma boa dica é se ouvir: grave áudios no seu celular e identifique os pontos que pode melhorar.

– A prática leva à perfeição

Já ouviu a expressão “tudo é muito difícil, até você descobrir como se faz”? A prática pode ser a chave para falar melhor. Por isso, pratique sempre que possível. Fale de frente para o espelho, sozinho no seu quarto, e se esforce para dizer algo em uma reunião. O exercício diário fará com que você se sinta cada vez mais confiante.
Leia também: Não se sente bom o suficiente? Pode ser culpa da síndrome do impostor

Compartilhe.