Como parar de sair tarde do trabalho

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Ficar até tarde no trabalho pode não só bagunçar sua rotina e atrapalhar sua vida pessoal, mas também prejudicar sua saúde. Estudos têm mostrado que fazer isso com frequência pode causar problemas como doenças cardíacas e depressão, entre outros.

Mas o que fazer se você tem muita coisa a resolver e simplesmente não consegue ir para casa no horário certo? O problema pode estar na forma como você organiza o seu dia.

Por isso, a Love Mondays separou 7 dicas que vão te ajudar a aproveitar melhor suas horas de trabalho e melhorar sua produtividade. Acompanhe:

1. Organize suas atividades

Pode parecer uma dica óbvia, mas listar suas atividades fará com que você não se perca em meio a uma multidão de tarefas a serem cumpridas. Ao ter tudo o que você precisa fazer organizado em uma lista, você consegue clareza para definir a ordem ideal de realização por prioridade.

Com essa noção, você elimina a ansiedade de cumprir infinitas tarefas e saberá onde encaixar a resolução de prováveis problemas no seu dia! Existem diversos aplicativos que te ajudam a definir tasks para aumentar sua performance, como o Google Task, o Evernote e o Trello.

2. Priorize tarefas-chave

Sabe aquela tarefa que depende de outras para serem cumpridas? Quando você for organizar a ordem de suas atividades diárias e semanais, priorize a realização daquilo que te ajudará a “desentupir” o fluxo e aumentar sua velocidade de execução.

3. Se possível, reagende

Reagendar tarefas que permitem flexibilidade, como uma reunião ou uma entrega que pode ser postergada para a próxima semana, não é um sinal de fracasso. Muito pelo contrário: pensando na velocidade de execução de suas tarefas, é fundamental dar uma limpada na sua agenda para poder priorizar as atividades cruciais.

4. Aprenda a desapegar

Será mesmo que todas tarefas que compõem sua rotina são realmente relevantes ou não poderiam simplesmente ser delegadas para outras pessoas?

Muitos profissionais tendem a assumir de forma proativa responsabilidades que não necessariamente pertencem às suas funções, acreditando que essa atitude causará boa impressão aos seus superiores. Acontece que não é possível abraçar tantas atividades com a garantia de que tudo será feito em um tempo saudável e com qualidade. Por isso, repense sobre o que poderia ser passado para outro membro do time ou que não precise ser feito no fim das contas.

5. Foque na otimização

Analise seu dia a dia criticamente para encontrar tarefas rotineiras com oportunidade de otimização. Por vezes, realizar pequenas mudanças na forma como você faz as coisas pode fazer toda a diferença no final do dia, então reflita sobre aquilo que pode ser feito de um jeito mais simples e veloz, não alterando a qualidade do que você entrega. Por exemplo, classificar seus e-mails com etiquetas ou organizar seus arquivos podem acabar salvando muito do seu tempo!

6. Cuidado com o retrabalho

O retrabalho é um dos grandes vilões de uma rotina produtiva e, por muitas vezes, sua causa é a combinação da falta de foco com a desorganização. Por isso, esteja atento às suas tarefas para evitar erros que possam fazer você voltar à estaca zero, atrasando toda sua lista de tarefas.

Outra causa para o retrabalho é a falta de comunicação. Certifique-se de que você entendeu bem o que precisa ser feito e, se for o caso, resolva as suas dúvidas o quanto antes.

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7. Faça pausas regularmente

Fazer pausas mesmo com uma agenda tão lotada? A resposta para essa pergunta é sim! Trabalhar com um ritmo intenso é cansativo para seu corpo e mente, então faça questão de realizar pausas programadas para beber uma água, bater um papo ou simplesmente pegar um ar fresco.
Isso pode te ajudar nas tarefas em que você estava travado por não conseguir encontrar soluções ou nas horas em que simplesmente te faltar criatividade para resolver o problema.


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