Como o trabalho mudou a minha vida!

“Para ser bem sucedido no trabalho, a primeira coisa a fazer é apaixonar-se por ele.” Essa frase, dita pela irmã Mary Lauretta, uma famosa religiosa norte-americana, resume bem a importância de encontrar um trabalho que faça seus olhos brilharem para ter uma vida profissional e pessoal satisfatórias. Embora nem todas as pessoas vivenciem a experiência de ter um trabalho que lhe faça acordar todos os dias disposto a fazer algo de relevante, há profissionais que podem te inspirar na busca pelo melhor caminho para a sua vida.

Um dos primeiros exemplos é Steve Jobs, fundador da Apple que se reergueu após perder todo o seu patrimônio e voltou ao comando da gigante da tecnologia pelo amor a uma ideia: “pessoas com paixão podem mudar o mundo”. Foi com base nessa ideologia que Jobs encontrou o que realmente amava fazer e se dedicou integralmente ao seu projeto, embora todas as situações apontassem para caminhos diferentes. “A única forma de fazer um bom trabalho é amar o que você faz. Se você ainda não encontrou algo que ame fazer, continue procurando. Não pare”, dizia Jobs.

As afirmações do fundador da Apple fazem sentido. Afinal, se você não tiver paixão em suas ideias, ninguém terá. Uma comunicação de sucesso requer verdade, comprometimento e, acima de tudo, amor. Se você trabalha com paixão e dedicação no que faz, sua rotina, suas amizades, seus desafios e suas conquistas ficam muito mais gostosas, pode acreditar! Empreendedores ou profissionais de sucesso são apaixonados por suas missões, sejam elas mudar o mundo com determinado produto ou serviço ou alterar uma categoria já estabelecida. (Descubra aqui se você tem um perfil de empreendedor).

Steve Jobs, por exemplo, era apaixonado por construir ferramentas que ajudassem as pessoas a soltar sua criatividade pessoal. Howard Schultz, CEO da rede Starbucks, também era um apaixonado pelo conceito de criar um terceiro lugar entre a casa e o trabalho das pessoas. “Café é o produto que vendemos, mas não o negócio em que estamos inseridos”, disse ele.

Maxine Clark, fundadora do Build-A-Bear, também mudou a sua vida com a paixão pelo trabalho. “Alguém que é apaixonado pelo que fez imerge nesse campo com toda a sua força e quer saber tudo sobre isso”, disse ela, que agora concentra seus esforços em orientar jovens empreendedores. Segundo ela, se um empreendedor disser que deseja apenas ficar rico com o seu negócio, ela dispensa o cliente.

“Isso não funciona a longo prazo. Você precisa colocar seu coração nisso, pois é ele quem te guiará para conseguir grande parte do dinheiro”, avalia a empresária, que tem sua opinião endossada por Doug Leone, investidor de marcas como Google, Whatsapp e AirBnB. “Empreendedores de sucesso não trabalham por dinheiro, mas sim pela paixão, que é maior do que um produto ou serviço sozinho”, diz ele.

Se você gostar de séries de TV, provavelmente já viu “Mad Men”, mas sabia que seu criador, Matthew Weiner, teve seu trabalho rejeitado diversas vezes? “Você precisa querer tanto algo que acaba não tendo escolhas a não ser correr atrás disso”, diz o escritor, que mudou sua vida após finalmente ter o seu trabalho aceito e reconhecido.

Embora os casos que citamos acima sejam de pessoas conhecidas mundialmente, você provavelmente conhece alguém ou é uma pessoa que investiu a fundo no que traz alegria e satisfação no trabalho e colheu excelentes frutos disso. Por isso, embora saibamos que não seja fácil o desafio de correr atrás daquilo que te faz feliz com contas a pagar na mesa, por que você não reserva um tempinho de cada dia para tentar colocar uma ideia ou missão em prática? Você pode se transformar em uma de nossas próximas inspirações!

Compartilhe.