Como negociar um aumento de salário

Em determinado momento da carreira e por diversos motivos, negociar um aumento de salário se torna necessário. Muitos profissionais já estiveram nesta posição. Mas, como abordar o assunto? Quais atitudes devem ser evitadas? E quais ajudam a atingir seu objetivo?

Essa é uma decisão importante e, por isso, exige uma dose extra de cuidado e preparo.

Confira as nossas dicas:

– Faça um levantamento dos seus resultados

Faça uma análise para mensurar de forma simples e eficaz o real valor do seu trabalho e identifique oportunidades de melhoria. Garanta que os argumentos que pretende levantar sejam consistentes.

– Faça a lição de casa

Faça uma pesquisa de mercado para alinhar as suas competências com o que o mercado está disposto a pagar. A linha de pensamento é muito simples: oferta x demanda. Além disso, é importante pesquisar a média salarial para o cargo em questão. Você pode comparar o seu salário no Love Mondays. É só clicar no botão “Salários” e procurar pelo cargo e cidade que deseja. 😉

– Escolha o momento ideal

A escolha do momento ideal é essencial na hora de negociar um aumento. É preciso ter um feeling para não se prejudicar ao tocar em um assunto delicado em um momento inoportuno.

– Analise a situação atual da empresa

Se a empresa estiver passando por um cenário econômico complicado, dificilmente o seu pedido de aumento de salário será atendido e isso não tem nada a ver com suas competências. Por isso, é importante levar em consideração questões como faturamento e mercado atual da empresa.

– Tenha um plano B

Em todo caso, é importante estar preparado para ouvir um ‘não’ e tomar uma decisão sobre sua carreira após a conversa.

Leia também: Como parecer mais confiante em uma apresentação e 8 dicas para promover o seu marketing pessoal no trabalho

Compartilhe.