Como mostrar que você combina com a empresa em uma entrevista

0

Se você perguntar a um recrutador quais são as principais qualidades procuradas em um candidato ideal, adequação à cultura da empresa provavelmente aparecerá como um dos primeiros requisitos – o que não é surpresa: contratar por cultura ajuda a diminuir a rotatividade de funcionários, além de contribuir para um clima leve e mais produtivo no ambiente de trabalho.

Sabemos que mostrar um bom fit cultural durante uma entrevista pode não ser uma tarefa simples, por isso, separamos algumas dicas para te ajudar! Confira:

  • Faça a sua “lição de casa”

O primeiro passo para mostrar fit cultural em uma entrevista é realmente pesquisar a fundo sobre a empresa, já que a cultura de uma companhia não é algo que se consegue classificar logo de cara. Pense da seguinte forma: você se identifica com os valores? Consegue se ver praticando naturalmente no dia a dia depois de contratado? É importante que você tenha tudo isso em mente antes mesmo do recrutador tocar no assunto.

Você pode ter uma visão real de como é trabalhar em uma empresa no Love Mondays 😉

  • Faça uma autoavaliação

Agora que você já está por dentro da cultura da empresa e do ambiente de trabalho, é hora de se autoavaliar e descobrir os seus pontos fortes que têm a ver com a cultura da companhia. Por exemplo, se você está sendo entrevistado para trabalhar em uma startup e percebe que é um profissional flexível, motivado e movido a novas ideias, deve se lembrar de destacar esses pontos durante a conversa.

Veja as 10 perguntas mais comuns em entrevistas de emprego

  • Faça perguntas

Quando falamos sobre entrevista de emprego, é comum pensarmos apenas em responder de forma assertiva às perguntas do recrutador, mas, para mostrar fit cultural é importante fazer as perguntas certas também. Pense nisso como uma oportunidade: você pode tirar suas próprias impressões de como é o dia a dia da empresa e, mais importante, mostrar que você se importa e se encaixa perfeitamente.

  • Seja honesto

Mais importante do que mostrar fit cultural em uma entrevista, é encontrar a empresa que você ame. Afinal de contas, passamos a maior parte da vida no trabalho. Não é legal se esforçar para se encaixar em um ambiente que não tem nada a ver com você. O ideal é sempre confiar na sua intuição e encontrar um ambiente de trabalho que te faça feliz profissional e pessoalmente. Quando a oportunidade ideal surgir, tanto você quanto o recrutador vão saber. ♥

Este artigo foi inspirado em How to Show Culture Fit in an Interview do Glassdoor, grupo do qual o Love Mondays faz parte

Compartilhe.