Como montar uma apresentação incrível

Uma boa apresentação exige um olhar estratégico e atenção aos detalhes, só assim é possível se comunicar bem e surpreender a plateia!

Quer saber como formular uma apresentação incrível para uma reunião no trabalho ou processo seletivo? Acompanhe nossas dicas:

1. Mantenha o olho no objetivo

Toda ocasião que demanda uma apresentação estruturada possui um objetivo. Tenha isso em mente e procure direcionar todo o planejamento e execução de sua apresentação, incluindo visual e discurso para atingir exatamente o que é preciso!

Por exemplo, se o propósito for mostrar resultados atingidos durante um projeto, trate para que todos os números e fatos sejam apresentados de maneira clara e transparente tanto em sua fala quanto nos slides.

2. Saiba com quem você está falando

Conhecer muito bem o público é um dos fundamentos para uma apresentação bem sucedida.

Busque informações sobre sua platéia como características gerais, comportamento e conhecimentos para que todo seu discurso seja alinhado com as expectativas de quem está te ouvindo. Dessa forma, você consegue conduzir a apresentação sem se aprofundar demais em um tema para uma platéia pouco especializada no assunto, por exemplo.

3. Domine o assunto

Uma das primeiras causas do nervosismo é o despreparo e, para isso não acontecer, você precisa dominar o que você está dizendo.

Estude tudo aquilo que faz parte de seu discurso procurando entender completamente os fatos que serão apresentados. Um bom exercício para
garantir esse domínio é formular perguntas que podem ser feitas durante a ocasião, assim você consegue se preparar e prevenir saias justas.

Veja também Como parecer mais confiante em uma apresentação

4. Tenha coerência e coesão

As regrinhas da escrita também valem aqui: é preciso que você apresente os fatos sem distorções, conectando ideias de maneira lógica para que a mensagem seja harmônica.

Pensar que você precisa se comunicar gerando o mínimo de ruído possível é uma boa forma de combater erros relacionados a esse tópico.

5. Tome cuidado com sua linguagem corporal

Às vezes, o corpo pode dizer mais que as próprias palavras. Por isso, é importante manter uma postura corporal que mostre determinação e confiança, um tom de voz firme e constante contato visual com a platéia.

Veja mais Linguagem corporal: o que o seu corpo diz a seu respeito?

6. Explore ferramentas úteis

Estamos falando sobre seus slides ou outras ferramentas que você pode acabar usando para tornar sua apresentação mais assertiva. Experimentar outras opções pode fazer sua apresentação se destacar por um design diferente do convencional ou por elementos mais modernos. Você pode encontrar diversas opções com uma simples busca na internet!

Compartilhe.