Como melhorar relações desgastadas no ambiente de trabalho

Relacionar-se com colegas de trabalho nem sempre é fácil. São diferentes formas de desempenhar atividades, maneiras de ver o mundo e personalidades muitas vezes conflitantes. Apesar das diferenças, entretanto, é importante cuidar para que questões pessoais não interfiram no desempenho das suas funções ou prejudiquem o ambiente de trabalho.

Confira, então, algumas dicas para melhorar relações que já estão desgastadas e não se deixar afetar tanto por esses desentendimentos.

– Pratique a empatia

Na convivência do dia a dia, pode parecer que um colega está fazendo algo para lhe prejudicar diretamente, que alguma pessoa está descomprometida com o projeto ou ainda que um funcionário está sempre de mau humor. Um bom exercício para não deixar que esses incômodos tomem grandes proporções é tentar praticar a boa e velha empatia: a capacidade de se colocar no lugar do outro.

Antes de deixar que aquilo o afete, então, tente entender os motivos pelos quais a pessoa está agindo assim. Talvez ela esteja passando por um mal momento e aquela atitude seja passageira, talvez ela apenas tenha um jeito diferente de desempenhar as funções e vocês possam encontrar um meio termo, talvez ela aja assim com todo mundo e não tenha nada a ver com você. Respeitar as diferenças é fundamental para nutrir boas relações.

– Faça uma autoavaliação

Outro passo importante é entender o seu papel nesse desentendimento. Tendemos a sempre colocar o problema no outro, por isso é essencial buscar uma visão ampla da situação. Compreendendo os seus próprios erros e aceitando as inseguranças, você terá mais capacidade de encontrar uma solução e deixar o impasse para trás.

– Busque o diálogo

A boa comunicação é a base de todas as relações. Por isso, ao sentir-se desconfortável com alguma situação, seja honesto e procure a outra pessoa para conversar. Colocando os “pingos no is”, vocês poderão encontrar uma solução para a questão ou mesmo descobrir que não existe um problema real entre vocês, apenas um mal entendido. O diálogo pode ser o diferencial para que vocês alinhem as expectativas e sigam em frente.

– Foque no seu trabalho

A verdade é que nem sempre as pessoas irão lhe agradar. Por isso, apesar das dificuldades de relacionamento, é preciso assumir uma atitude profissional e focar em seus objetivos e tarefas a serem desempenhadas. Deixar que questões pessoais afetem a qualidade do seu trabalho é um grande erro. Seja você mesmo e confie em suas qualidades profissionais.

– Nutra boas relações com os colegas

Ao invés de concentrar-se nas pessoas com as quais não se dá muito bem, é possível que você foque suas energias nos colegas com quem se identifica. Assim, independente de situações desagradáveis, você poderá contar com uma rede de apoio e terá mais forças para manter

Por Finanças Femininaso primeiro site de finanças para mulheres do Brasil. Um site para ajudar mulheres a organizarem as suas contas, aprenderem a gastar melhor e a investir. Nosso objetivo é ajudar você a se tornar mais independente!

Compartilhe.