Como mandar bem em uma entrevista por videochamada

0

Normalmente utilizada no início de processos seletivos, a chamada de vídeo é uma boa solução para que os recrutadores conheçam os candidatos antes de um bate-papo presencial. Mesmo que não agrade a alguns, isso faz com que os concorrentes não gastem tempo com deslocamentos caso o entrevistador logo note que ele não possui fit com a vaga.

A praticidade, no entanto, pode se tornar uma armadilha: há quem pense que, por estar em casa, não precisa ter cuidado com a vestimenta ou o cenário. Para ajudar você a garantir o profissionalismo e mandar bem nessa etapa, o Love Mondays reuniu 8 dicas importantes.

Garanta uma boa conexão

Para evitar possíveis interrupções, verifique alguns minutos antes de a chamada começar como está sua conexão com a internet. Essa dica vale principalmente se o local onde você irá fazer a entrevista não é sua casa ou um ambiente em que você normalmente acessa a rede.

Verifique a parte técnica

Teste com antecedência o microfone, câmera e se o software escolhido para realizar a videochamada funciona bem em seu telefone ou computador. Problemas técnicos podem causar grandes atrasos e comprometer não só a agenda do recrutador, mas as suas próprias chances de seguir no processo seletivo.

Escolha um local adequado

Além de problemas com a internet e complicações com o microfone, um local barulhento pode fazer com que o recrutador não entenda o que você está dizendo. Além disso, nada de fazer a entrevista na cama ou em um lugar muito bagunçado (ou pelo menos não deixe que a câmera capte isso). Coisas desse tipo atrapalham a fluidez do diálogo e podem dar a impressão de que você não teve cuidado em escolher um local apropriado para a chamada.

Evite distrações

A segunda grande vantagem em escolher um local com pouco barulho é a diminuição nas distrações. Você precisa garantir que estará concentrado na videochamada para responder apropriadamente todos os questionamentos e entender tudo o que o recrutador diz.

Faça a lição de casa

Essa dica vale para absolutamente qualquer tipo de entrevista de emprego. Para mandar bem, você precisa pesquisar sobre a empresa contratante, entendendo o seu negócio, o mercado em que ela atua e um pouco de sua história. Também é interessante conhecer a cultura daquele lugar e opiniões dos funcionários que trabalham lá. O Love Mondays reúne mais de 1,9 milhão de avaliações de ambientes de trabalho, processos seletivos e benefícios para 170 mil empresas!

Arrume-se para a chamada

Nada de pijama e cara de quem acabou de acordar. Encare essa entrevista como se ela fosse presencial e garanta pelo menos que a parte visível na câmera esteja apresentável para o recrutador. Além disso, preste atenção à sua postura: fazer a entrevista deitado ou sentado de qualquer jeito, nem pensar!

Entenda que é uma conversa normal

Por mais que exista a distância e, muitas vezes, o medo de falar para uma câmera, tente encarar a conversa como se ela fosse habitual. Trata-se de uma entrevista de emprego que, em sua essência, será como qualquer outra que você já realizou. Haja com naturalidade, responda atentamente todas as perguntas e demonstre simpatia e interesse pela empresa contratante que tudo irá bem!

Se você não estiver seguro, treine com um amigo

Se achar que não está seguro o suficiente para a entrevista, convide um amigo para ser seu recrutador em um treino por videochamada. Dessa forma você se acostuma com a ideia de ter uma câmera e um microfone captando tudo o que diz.

Após o exercício, peça para que seu amigo dê seus feedbacks e outras considerações sobre seu desempenho na entrevista. Se você achar relevante, trabalhe em cima desses pontos para que sua performance seja perfeita quando for para valer!


Esperamos que você consiga o emprego desejado! No nosso blog, você encontra dicas de carreira que irão te ajudar na gestão de sua vida profissional, conquistar o emprego ideal e melhorar sua produtividade.

Compartilhe.