Como lidar com uma oferta se você acabou de mudar de emprego

0

Ao começar em um novo emprego, muita gente não espera receber uma nova proposta de trabalho. Deixar um novo emprego demanda um bom motivo, mas o que é realmente suficiente para quebrar um contrato e decepcionar sua nova empresa?

Por que você deveria considerar deixar seu novo emprego? Entre 10% e 25% dos funcionários deixam seus empregos antes de completarem seis meses, é o que diz a Korn Ferry, empresa especialista em gestão de pessoas. Isso prova que todo mundo tem suas razões para trocar de emprego, mesmo em horas inesperadas.

Talvez você tenha aceitado a primeira proposta por ser a melhor opção no momento, mas provavelmente você cogitaria sair por um desses pontos:

  • Sua atividade ou a própria empresa não é exatamente o que foi prometido durante o processo seletivo
  • O cargo exige muito treinamento e sua empresa não está estruturada para te dar isso
  • No fim das contas, você não se sente compatível com a cultura da empresa
  • A  empresa não pode cobrir a nova oferta recebida

De qualquer forma, o que jamais queremos é fechar uma porta ou “sair queimado” dessa situação e é exatamente esse sentimento que dificulta na hora da escolha. Como, então, fazer uma boa saída?

  • Prepare-se para a conversa

A hora de anunciar sua decisão é a mais difícil. Enfrentar seu chefe pode ser complicado e se você, de alguma forma, teme essa reação, tente montar um roteiro mental para direcionar o diálogo. Explique os porquês da sua decisão apresentando pontos positivos que o outro lugar te oferece e explique todo o raciocínio da mudança.

  1. Dê feedbacks

Contribua para o desenvolvimento da empresa falando sobre sua experiência, mesmo que tenha sido um curto período. Conte o que mais te agradou na cultura e dia a dia da organização, o que não foi bacana e aquilo que tem potencial de mudar.

  1. Calma, o cenário ainda pode mudar

Contrapropostas podem ser decisivas para você ficar na empresa em que está, caso a questão seja dinheiro. É uma forma da companhia valorizar e reter talentos. Se este for um ponto determinante, vale a pena considerar aceitar a contraproposta.

No fim das contas o que você precisa avaliar é o que faz mais sentido para você, focando em seus objetivos. Você será mais bem remunerado no outro emprego? A qualidade de vida lá é superior? Qual lugar oferece mais oportunidade de carreira e encaixa melhor no seu currículo?

Esperamos que você tome a melhor decisão e estamos aqui para te ajudar nisso! No Love Mondays você tem acesso a milhares de opiniões de funcionários sobre as empresas onde trabalham, além de informações de salários e avaliações de entrevistas de emprego.

Compartilhe.