Como jovens talentos da Bayer viraram agentes de mudança na empresa

Ser ouvido, compartilhar e fazer parte. Foram essas as premissas que ajudaram a criar o Momento do Conhecimento, uma iniciativa que surgiu no final de 2015, na área de Marketing da Crop Science da Bayer. A intenção sempre foi dar voz aos estagiários, promovendo um ambiente de inovação, onde houvesse constante interação entre eles e, é claro, troca de conhecimento.

A ideia era promover também uma Bayer onde os jovens talentos são agentes de mudança, possuem relações estreitas com a liderança e trazem inspiração à companhia. Foram várias conversas em 2016 para entender como cada um poderia contribuir com o que acreditava, mostrando como gostariam que o projeto virasse realidade. Quem conta um pouco sobre esta trajetória é a Natália Dias, Talent Acquisition Analyst na Bayer. Confira o depoimento dela:

Depois de muitas reuniões, finalmente, chegamos ao modelo ideal: uma estrutura interna composta por estagiários e focada em estagiários que promove discussões, ações, eventos e atividades para troca de conhecimento e promoção de um olhar para carreira. Era hora de ganharmos aliados e parceiros. Começamos apresentando para nossas lideranças diretas e RH, e depois outras áreas importantes para o negócio. Surgiram mais ajustes construtivos e feedbacks positivos e lá fomos nós melhorar ainda mais nosso projeto.

Como éramos um grupo onde ‘o céu era o limite’, nossa próxima conquista, era, nada mais, nada menos, que chegar ao Theo van der Loo (presidente da Bayer no Brasil). Ele então pediu que marcássemos uma reunião. Chegado o tão esperado dia, o Theo nos recebeu de portas abertas e com a maior disponibilidade e interesse em nos escutar. Foram os 60 minutos mais motivadores que tivemos. Resultado: saímos daquela sala com o “garoto propaganda” definido, um sponsor de peso para o projeto. De quebra, realizamos um reverse coaching com ele e tínhamos nossa meta ainda mais clara: “não pare até se orgulhar”.

Mais de um ano depois da primeira ideia, colocamos o programa em prática. Foi um dia inesquecível e com muita troca de experiências entre os estagiários das diferentes unidades de negócios da Bayer (Crop Science, Pharma, Consumer Health) e da Plataforma – que é formada pelas áreas corporativas. Buscamos, inclusive, compreender as dificuldades que eles tiveram quando entraram em uma multinacional como esta, aplicamos um case e contamos com apresentações sobre inovação e carreira. Além disso, o Theo bateu um papo com eles sobre sua trajetória e sobre a importância de vivermos a diversidade dentro da Bayer. Depositamos todo o nosso esforço, dedicação e amor em viver por inteiros aquele momento. E os retornos foram os mais gratificantes possíveis.

Para fechar o ano, a empresa fez um happy hour com todos os estagiários de São Paulo, além de apresentar uma palestra de Theunis Marinho, ex-presidente e executivo na Bayer, sobre sua trajetória de vida. A partir daí, o Momento do Conhecimento ganhou mais voz, força e reconhecimento. A segunda sessão do programa foi em São Paulo e, na sequência, expandiu para Belford Roxo (site de produção da Bayer Crop Science no Rio de Janeiro). Lá foram dois dias de muita sinergia, falando sobre futurismo e diversidade. A receptividade foi tanta que os próprios participantes formaram um comitê rotativo de estagiários no Rio de Janeiro para multiplicar a iniciativa por lá.

Hoje, o Momento do Conhecimento é um guarda-chuva maior e que conta com outras iniciativas focadas em ampliar conhecimento sobre carreira, construção de network, diversidade de gerações.

Ao todo, já somamos 25 pessoas que passaram pelo Momento do Conhecimento, deixaram sua marca e que concordam que ser Bayer é bom, possuem a paixão para inovar e o poder para transformar correndo em suas veias. E ainda temos espaço para quantas pessoas mais quiserem entrar neste movimento conosco!

Somos movidos pela vontade de transformar vidas, levar conhecimento e impactar positivamente. Somos o grupo de levanta a bandeira de que gente boa atrai gente boa, e de que os estagiários são o futuro de qualquer companhia de sucesso, por isso, eles devem e merecem ser desenvolvidos e valorizados.

Na Bayer temos este espaço e o incentivo dos nossos pares e da liderança. É uma companhia diferenciada, que investe em você, te estimula a ir além e a pensar fora da caixa. Aqui, eu me sinto desafiada sempre e isto me complementa. Hoje eu posso dizer que sou uma profissional mais preparada, competitiva e que tem o maior orgulho de pertencer todos os dias a uma empresa como a Bayer”.

Legal, né? Ficou com vontade de fazer parte disso tudo? Confira as vagas abertas para o Programa de Estágio da Bayer!

Compartilhe.