Como impressionar o recrutador em uma entrevista de emprego

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A chave do sucesso em uma entrevista de emprego, além de um bom currículo, está em detalhes comportamentais e outras ações que podem impressionar o recrutador.

Você pode até ser perfeito tecnicamente para aquela vaga, dominando de olhos vendados tudo o que é exigido na descrição da oportunidade, mas ter comportamentos inadequados ou uma postura que não seja muito animadora pode fazer com que um concorrente conquiste a posição.

Pensando em ajudar você a ter uma melhor performance durante suas entrevistas de emprego, separamos 6 dicas valiosas para impressionar o recrutador. Descubra:

1. Ilustre suas qualidades com exemplos concretos

Pode ser que o recrutador te pergunte na lata sobre suas qualidades ou que você simplesmente tente se vender durante a conversa o que importa é que é preciso ilustrar o que você disser com exemplos concretos.

Conte sua história, mostre como você atingiu um resultado ou como uma qualidade sua foi evidenciada durante um trabalho específico. Se der, mostre algum documento para ilustrar essas conquistas (impresso ou na tela de seu celular, mesmo). Dessa forma, você evita o risco de soar superficial e acrescenta confiabilidade ao seu discurso.

2. Esteja preparado para responder tudo

Você deve estar preparado para responder qualquer coisa que envolva suas habilidades, a carreira que você está traçando, temas técnicos de sua área, questões sobre a empresa contratante e assuntos relacionados.

Lembre-se de que não é só o conteúdo de suas respostas que será avaliado, mas também a velocidade e o seu nível de confiança ao enfrentar esses questionamentos. Por isso, seja sempre claro e confie naquilo que você sabe.

Uma boa forma de prever o que virá pela frente é consultando o nosso site. Nele você encontra depoimentos de candidatos sobre processos seletivos de mais de 170 mil empresas de todo o Brasil, bem como nível de dificuldade, perguntas feitas e como os profissionais conseguiram uma entrevista.

Leia também as 50 perguntas de entrevista de emprego mais comuns.

3. Faça perguntas

O recrutador não é o único que deve fazer perguntas durante a entrevista de emprego. Ao fazer seus próprios questionamentos durante o bate-papo, você mostrará que realmente está interessado naquela oportunidade.

Pergunte como é o clima da empresa, como são as pessoas que compõem a equipe em que você trabalharia ou detalhes sobre as funções daquela vaga, por exemplo.

Veja outras ideias: 10 perguntas para fazer ao recrutador durante uma entrevista de emprego

4. Conheça bem a empresa e seu mercado

Procure conhecer a história de fundação, a trajetória de mercado daquela empresa e seu portfólio de produtos e serviços. Essa lição de casa é importante não só porque fornece uma base para puxar assuntos mais complexos sobre a companhia, mas também para que você não cometa nenhuma gafe durante a entrevista.

Pode ser que, para avaliar o seu nível de interesse e engajamento com aquela vaga, o recrutador questione sobre algum ponto da história da empresa, seus produtos ou outros aspectos que você deveria saber.

Também é importante estudar o mercado em que aquela empresa opera, principalmente se você não estiver familiarizado com o setor.

5. Mostre interesse em saber mais sobre o recrutador

Seguindo a ideia de que você não deve apenas responder perguntas durante a entrevista, caso exista abertura, puxe assunto com o recrutador sobre ele mesmo!

Pergunte sobre o que ele (ou seu time) faz na empresa, sua carreira e outros assuntos profissionais que sejam relevantes para a conversa e que possam agregar simpatia à sua imagem. Mesmo que você não conquiste a vaga, terá criado um bom relacionamento que lhe poderá ser benéfico no futuro.

Só tome cuidado para não dar a impressão de que você está forçando a barra para conseguir a oportunidade!

6. Tenha um discurso condizente com a descrição da vaga

É recomendado que você guie todo o seu discurso conforme a descrição da vaga. Isso significa que, se a oportunidade requer um profissional com uma habilidade específica (que você tenha), não é preciso esperar o recrutador questionar sobre esse ponto, pois você mesmo pode puxar esse assunto!

Essa dica faz parte da ação de “se vender” durante uma entrevista de emprego. Adotar essa estratégia significa evidenciar durante todo o bate-papo o seu valor para aquela vaga, conduzindo levemente o assunto e suas respostas para mostrar como você é o candidato ideal. Com essa prática, as chances de você impressionar o recrutador serão elevadas.


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