Como impedir que as redes sociais atrapalhem sua produtividade

0

Como se concentrar no seu trabalho se existe um feed a ser explorado, discussões a serem feitas e posts de amigos a serem lidos? Saiba que você não está sozinho em sentir-se distraído durante a rotina por conta de suas redes sociais.

Elas ajudaram você a se aproximar de amigos e conhecer coisas novas pela internet, mas todos esses benefícios podem acabar te distraindo no dia a dia e fazer com que perca o foco no seu trabalho. Por isso, propomos a seguir pequenas soluções para que as redes sociais parem de atrapalhar sua produtividade:

1. Mude suas configurações

Checar o feed de vez em quando é bom para se manter informado e pode até aliviar a tensão do seu dia – é a frequência com que você faz isso que pode atrapalhar. Cada olhadinha nesses sites ou aplicativos exige minutos preciosos do seu dia para que consiga se concentrar novamente em suas atividades do trabalho.

Já percebeu que, muitas vezes, o que te lembra de acessar suas redes são as notificações que você recebe? Uma boa solução para diminuir o impacto em sua produtividade é desligar as notificações de alguns aplicativos durante o seu expediente.

Sugerimos que deixe ligados somentes aqueles canais que você usa essencialmente para trabalhar ou pelos quais alguém possa te contatar durante uma emergência. Assim, garante que não existirá nenhuma vibração ou pop up que te fará perder o foco, mas também poderá ficar tranquilo sabendo que, em caso de alguma emergência, as pessoas conseguirão encontrá-lo!

2. Controle seu tempo online

Ninguém planeja ficar horas nas redes sociais: geralmente tudo começa com o que seria uma olhadinha de dois minutos. A boa notícia é que existem aplicativos que permitem determinar um tempo ideal de uso para suas redes. Um app como esse irá monitorar quanto tempo você gasta online e pode bloquear seu acesso se exceder o limite escolhido.

Para quem tem iPhone, por exemplo, o iOS 12 já vem com o recurso “Tempo de Uso”, que permite estabelecer um limite diário para o uso de cada tipo de aplicativo e também mostra um relatório semanal de quanto tempo você gasta neles.

3. Faça um detox

Pode ser que você não necessite de ferramentas para controlar seus hábitos online, mas simplesmente precise se acostumar com a ideia de ter as redes sociais para se distrair e manter o foco mesmo assim.

Sugerimos que seja feito um pequeno detox para que você aprenda a ficar sem suas redes sociais por alguns dias. Depois de algum tempo, você verá que consegue viver bem sem acessá-las a todo momento, aprendendo que existem horas em que o foco precisa existir.

Compartilhe.