Como 4 grandes empresas incentivam a presença feminina no mercado de trabalho

Menos diferença salarial e mais empoderamento. O Dia Internacional das Mulheres é apenas mais uma data para reforçar o que deveria ser regra: que todos os profissionais possam crescer na carreira com oportunidades iguais, sem distinção de gênero.

Apesar das estatísticas mostrarem que as mulheres ainda largam bem atrás dos colegas do sexo masculino – com salários até 30% mais baixos, muitas empresas já se movimentam para incentivar a presença feminina em cargos de liderança, aumentando as oportunidades de carreira das profissionais.

Conversamos com quatro empresas que têm iniciativas bacanas neste sentido e te contamos como elas estão incentivando o crescimento das mulheres no mercado de trabalho:

AkzoNobel

Incentivar a diversidade não é só uma questão de oferecer oportunidades iguais a todos na empresa. Ter equipes diversificadas é também, comprovadamente, uma forma de incentivar a inovação e a produtividade.

Pensando nisso, a empresa criou o Women in Leadership (WIL), um programa para empoderamento das mulheres, com realização de coaching e mentoring para desenvolvimento de habilidades para mulheres com perfil de liderança. Além dessa iniciativa, a companhia também possui auxílio-creche com duração de 24 meses. Atualmente, a AkzoNobel tem 142 mulheres em cargos de liderança no Brasil.

Braskem

A Braskem iniciou seu Programa de Diversidade com a promoção da Equidade de Gênero em 2015. A empresa tem como objetivo promover o empoderamento da mulher e aumentar a sua representatividade na companhia. Como parte de suas ações, realiza semestralmente o Fórum Braskem de Mulheres, momento de encontro para reflexão sobre a questão de gênero na Braskem e na sociedade.

Também oferece apoio às mães durante a gestação e após o nascimento dos filhos: todas as regiões da empresa contam com salas de retirada e armazenamento de leite materno e vagas de estacionamento para gestantes, além de uniformes adaptados para este momento. A empresa também estendeu a licença-maternidade para 180 dias e oferece auxílio-creche.

A companhia é ainda signatária do Women Empowerment Principles, da ONU Mulheres, e, no último ano, ganhou um prêmio de reconhecimento de engajamento da liderança no tema.

Votorantim SA

Na Votorantim SA, 57% dos funcionários são mulheres. Entre as ações que a empresa desenvolve para as profissionais está a licença-maternidade de 180 dias, auxílio-creche que pode durar até 2 anos e meio, dependendo do local, e um programa de acompanhamento da saúde da gestante e do bebê para funcionárias e dependentes.

Além disso, a empresa abriu espaço para ações vindas das próprias funcionárias, como o Vototalks, uma iniciativa que visa a fomentar a inovação dentro da companhia. Neste mês, o evento será sobre questões de gênero e diversidade no ambiente de trabalho e contará com palestras de diversos ativistas no assunto.

Itaú Unibanco

No Itaú Unibanco, 60% dos 96 mil funcionários são mulheres. Entre as ações da empresa com foco na equidade de gêneros está o Programa Saúde da Mulher. Este projeto começou pequeno, com o Bebê a Bordo, lançado em 2007, com foco em orientações fundamentais e necessárias a serem adotadas nos primeiros meses de gestação. Hoje, ele se transformou em algo muito maior.

Em dezembro de 2015, o programa teve uma de suas mais importantes conquistas: a criação e implementação da Política de Acolhimento das Mães e Gestantes. Entre seus principais pontos estão a proibição de viagens após o sexto mês de gestação, a redução da carga horária no primeiro mês de trabalho após o retorno da licença, bem como a exclusão da política de metas nos primeiros 30 dias após a volta.

Outra iniciativa é o #ElasPorElas, evento que conecta executivos e executivas do banco com colaboradores para debate sobre carreira e família e qual o papel de homens e mulheres na busca pela equidade de gêneros. Além das ações para as funcionárias, a empresa criou programas para clientes e para a sociedade, como o Itaú Mulher Empreendedora que busca apoiar mulheres donas de empresas por meio de capacitação, inspiração e conexão.

Sua empresa tem iniciativas parecidas? Conte nos comentários as ações mais bacanas!

Assessoria de Imprensa Love Mondays: imprensa@lovemondays.com.br

Share.