Como Encontrar a sua Paixão

Picture

Talvez uma das suas resoluções de ano novo seja fazer o que você realmente ama. Porém, para algumas pessoas, a questão é um pouquinho mais complicada: elas não sabem o que realmente amam fazer. Se você é uma delas, vale a pena continuar lendo este post.

O que você realmente gostaria de fazer com as 8 horas do seu dia que você passa no trabalho? Qual é a ocupação que o faria feliz e realizado? Infelizmente existe somente uma pessoa que pode encontrar a resposta para essas perguntas: você mesmo. Mas calma, não se desespere! Para ajudá-lo nessa busca importante, mencionamos abaixo algumas áreas onde você pode, através das perguntas certas, encontrar a sua resposta.

Não pense em profissões, mas nas características do seu dia-a-dia.

Decidir o que você quer fazer pensando em termos de profissão pode se tornar um pouco difícil. Dentista? Publicitário? Dançarino? Vendedor? Às vezes temos ‘pré-conceitos’ sobre certas profissões que atrapalham a busca. Então, ao invés de pensar nas profissões em si, pense nas experiências que você gostaria de ter num dia de trabalho. Interagir com pessoas? Visitar lugares diferentes? Resolver problemas complexos que necessitem de muita concentração? Usar sua criatividade? Uma vez que você determinar quais os aspectos importantes no seu dia-a-dia, você poderá descobrir diversas profissões que se encaixam nos seus requisitos.

Lembre do que você gostava quando era criança.

Muito antes de você ter que pensar na sua carreira, o que você gostava de fazer? Muitas vezes nossas paixões se manifestam ainda na infância. Do que você mais gostava de brincar? Fazer experimentos científicos? Construir seus próprios brinquedos? Cuidar de outras pessoas? Brincadeiras de infância podem ser boas pistas.

Peça feedback aos seus amigos.

Muitas vezes pessoas próximas a você conseguem enxergar coisas que você não consegue. Pergunte aos seus amigos em quais momentos eles percebem que você está feliz. Talvez você se surpreenda com as respostas.

Saiba quem é o seu herói.

Quem é a pessoa que você mais admira? Quais são as suas características, personalidade e grandes conquistas? Geralmente as pessoas que admiramos possuem estilos de vida e características que almejamos para nós mesmos. Estudá-las a fundo pode trazer várias pistas sobre o que fará você feliz.

Sobre quais assuntos você gosta de conversar, ler e aprender?

Quando você está na internet, sobre quais assuntos você gosta de ler? Quais são os livros que você lê por hobby? Quais os cursos que você faz (ou gostaria de fazer) por lazer? Já tentou aprender alguma coisa sozinho usando vídeos no YouTube? Muitas vezes nossos hobbies não são o que queremos fazer na nossa vida profissional, mas podem revelar características importantes sobre o que gostamos.

Imagine que você não precisa de dinheiro.

Todos nós precisamos pagar as contas no final do mês. Porém, só por um instante, imagine que você ganhou na loteria, viajou o mundo e fez todas as extravagâncias que queria fazer. Ao retornar ao mundo real, o que você faria com o seu tempo? Qual tipo de atividades ou áreas com as quais você gostaria de se envolver?

Teste no mundo real.

Você pode levantar mil e uma hipóteses sobre como é uma determinada atividade. Porém, somente quando colocar a mão na massa é que vai saber se realmente gosta daquilo que está fazendo. Uma boa maneira de provar várias atividades antes de mudar completamente de carreira é se envolver em projetos fora do escritório, atividades voluntárias ou ‘shadowing’, que é passar um tempo ajudando alguém que trabalha em uma profissão que você gostaria de conhecer melhor.

Bom início de ano e desejamos que em 2014 você encontre a profissão que o faça amar as segundas-feiras!

Compartilhe.