Como empresas inovadoras proporcionam oportunidades de carreira

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Diversas empresas levam a sério o compromisso de crescer junto com as suas pessoas, procurando valorizar cada funcionário e proporcionar chances de desenvolvimento profissional dentro de casa.

Para entender como essas companhias têm se empenhado em oferecer oportunidades de carreira para seus colaboradores, o Love Mondays conversou com 13 delas. Acompanhe:

Uber

Com 18 mil funcionários no mundo, a Uber acredita que grandes problemas só podem ser resolvidos coletivamente e a partir de múltiplos pontos de vista. Por isso, a empresa busca criar um time diverso e multidisciplinar e oferece o chamado “Plano de carreira Y”, no qual o profissional pode optar por seguir um caminho gerencial ou se especializar em uma área técnica. Além disso, a empresa abre o caminho para seus funcionários se candidatarem a vagas em qualquer lugar em que atue no mundo.

_iFood

O iFood fomenta o desenvolvimento de seus FoodLovers com o “Culinária Internacional”, programa de intercâmbio entre Brasil, Colômbia e México, onde a empresa está presente. Com início em 2017, mais de 20 pessoas tiveram a chance de trabalhar por três meses em outro país com os subsídios do iFood, aprendendo diariamente o idioma local enquanto desenvolvem um projeto em um ambiente cultura totalmente diferente!

A empresa também investe em treinamentos de capacitação e de liderança. Já são 50 FoodLovers que fizeram cursos nas principais universidades do mundo, como Havard e Stanford.

Movile

A Movile pratica a meritocracia dentro de casa: todos os colaboradores são avaliados mensalmente de acordo com os valores da empresa e reconhecidos conforme suas entregas. Por possuírem metas ousadas, suas pessoas se desenvolvem de maneira acelerada para encarar novos desafios, sempre se arriscando de maneira saudável. Para isso, elas contam com reforços como treinamentos presenciais e online e participação em eventos e benchmarkings globais.

Além disso, por ser composta por mais de 10 empresas, a Movile possui um ecossistema com muitas oportunidades de troca de conhecimento entre os diversos campos de atuação.

Empiricus

Meritocracia e justiça foram os dois pilares ressaltados durante a conversa com a empresa. Quem apresenta boa performance e é alinhado ao DNA Empiricus deve, obrigatoriamente, ter chances de desenvolvimento e crescimento por lá. É o caso da atual COO da companhia, Beatriz Nantes, que começou como estagiária e hoje ocupa uma das principais posições.

Além do aproveitamento de talentos internos, a Empiricus se sente responsável pelo desenvolvimento da educação de suas pessoas. É por esse motivo que existem ali diversos tipos de subsídios educacionais, com iniciativas que vão desde o inglês in-company até cursos no exterior.

Concentrix

A Concentrix possui duas iniciativas principais para gerar oportunidades de crescimento. Uma delas é o plano de carreira, que mostra aos colaboradores de maneira clara quais são os caminhos possíveis a serem seguidos na empresa e as skills técnicas e comportamentais necessárias para atingir aquele cargo ou nível hierárquico.

Além disso, o recrutamento interno é levado a sério: hoje, grande parte das vagas são preenchidas com promoções e movimentações entre áreas. A empresa revelou que já realizou 821 promoções em 2018.

_e-Core

As oportunidades de carreira que a e-Core oferece estão diretamente relacionadas ao momento em que cada colaborador se encontra, analisando a questão da meritocracia e a diferenciação por desempenho. A empresa citou o exemplo de um funcionário que entrou na empresa há pouco mais de um ano como estagiário e, após mostrar bons resultados, foi efetivado e está prestes a ser o ponto focal de um grande projeto que atenderá um cliente localizado no Japão.

Neoway

A Neoway contou que busca valorizar os talentos internos, através do TalentWay, seu programa de seleção interna, garantindo que todas as vagas abertas sejam divulgadas em primeira mão aos Neolovers, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de carreira, crescimento e reconhecer seus talentos! Só depois da avaliação de todos os inscritos é que se decide se existirá ou não um processo para o mercado externo.

Globosat

A Globosat acredita que promover e estimular movimentações internas trazem maior conexão e diversidade para as áreas – algo fundamental para alcançar os resultados, segundo a empresa. Suas políticas de recrutamento interno incentivam que todas as oportunidades também sejam disponibilizadas internamente. Dessa forma, os funcionários contam com oportunidades de carreira em rede, ou seja, podem ser movimentados para outras áreas ganhando um salário igual ou maior.

B3

A B3 está no centro de um mercado dinâmico, de constante mudança, que desafia seus funcionários a acompanharem esse movimento. Sabendo disso, a empresa contou que trabalha em ações que fomentam a troca de conhecimentos entre as áreas, criando um ambiente de desenvolvimento. Um exemplo dessa prática é o Roadshow, no qual os colaboradores podem conhecer quais são e o que fazem as outras áreas da B3, melhorando as relações e ampliando o conhecimento do negócio.
Outra iniciativa que promove oportunidades de carreira é o B3 Ideias, no qual qualquer pessoa da empresa pode sugerir soluções para desafios internos. Caso a ideia seja escolhida, o autor é convidado para participar ativamente da sua implementação. Com isso, os funcionários podem acabar descobrindo novas aptidões e descobrindo novos interesses.

Bayer

A Bayer contou que suas oportunidades de carreira são em nível global. Para isso, eles possuem um “global job board”, portal que reúne as vagas internas em todos os países onde a empresa está presente.
Além disso, ela proporciona o desenvolvimento educacional de suas pessoas com programas de subsídios para cursos de graduação, pós-graduação, línguas e outros.

Henkel

A Henkel valoriza, desafia e oferece caminhos diversos que contribuem para o progresso e reconhecimento de seus funcionários, de forma que cada um possa criar a sua própria carreira dentro da empresa. Exemplo claro dessa preocupação é a cultura de autodesenvolvimento, que permeia o crescimento dos colaboradores por meio de treinamentos com ferramentas digitais globais ou regionais. A empresa também oferece programas focados no desenvolvimento de seus líderes, análises personalizadas e chances de trabalhar no exterior.

Takeda Farmacêutica

A Takeda contou que capacita suas pessoas para que elas desenvolvam seu potencial máximo e sejam protagonistas de suas carreiras. A companhia oferece programas de treinamento e desenvolvimento abrangentes (acessíveis aos colaboradores dos mais diferentes níveis hierárquicos), mas, ao mesmo tempo, feitos sob medida, respeitando as individualidades e preferências de cada um. Ao enxergar cada colaborador como único e igualmente importante para a missão e metas da empresa, a Takeda permite que seu time aprimore suas habilidades e alcance o sucesso profissional com mentorias, subsídios educacionais, universidade interna, meritocracia e transparência. Eles também revelaram que, no último ano, mais de 60% das vagas abertas foram ocupadas via recrutamento interno.

Loggi

People first! Esse é o posicionamento da Loggi sobre seus colaboradores. A empresa atua para obter os melhores talentos do mercado, garantindo que cada um entre na posição ideal para desempenhar suas atividades segundo seu momento de carreira, sempre visando o desenvolvimento contínuo de cada um.
Lá são feitas duas avaliações de performance por ano, de forma quantitativa e qualitativa, em que cada Logger colhe feedbacks de seus pares e gestores. Feito isso, são realizadas calibragens registradas no sistema interno e é através delas que são definidas as promoções e movimentações na empresa. Fora isso, todas as oportunidades na empresa são previamente abertas para colaboradores da empresa, com o objetivo de aproveitamento interno.


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