Como devo reagir a um feedback negativo?

O feedback é essencial para a evolução e autoconhecimento do funcionário. Ainda assim,  quando recebemos um retorno negativo, nem sempre sabemos como processar a informação. Para que o feedback cumpra sua função e seja eficiente, o receptor deve estar disposto a ouvir as críticas e entender que seu intuito é melhorar seu desempenho profissional e até mesmo pessoal.

Saber lidar com críticas negativas é fundamental para qualquer pessoa, pois além de nos fazer evoluir, demonstra maturidade e confiança em nós mesmos. Você deve encarar o processo com humildade e tentar mudar as atitudes apontadas como negativas no ambiente profissional.

Em momentos como esse, devemos ser racionais, porque a emoção pode acabar nos desestabilizando, o que pode resultar em demonstração de fraqueza e insegurança, e sabemos que você não quer passar essa imagem, certo?
Também é importante não ficar na defensiva. O feedback existe para que você possa se tornar mais produtivo, e muito menos negá-lo, pois ele deve ser seu aliado, portanto, antes de qualquer julgamento, tente avaliar os pontos que foram apresentados e tirar proveito das críticas, e caso não concorde com algo que foi dito, procure perguntar aos colegas e familiares se eles tem a mesma impressão sobre você.

Aqui vão mais algumas dicas valiosas que podem te ajudar a entender e se beneficiar com o feedback negativo:

1. OUÇA
Escute tudo o que a pessoa que está dando o feedback tem a dizer. Procure não interferir, e preste atenção em todos os aspectos citados. Quando você ouve no que está falhando ou no que poderia ser melhor, consegue ter maior produtividade porque sabe se está correspondendo as expectativas ou não. Além disso, você e seu chefe atuarão mais alinhados aos objetivos da empresa, o que te trará mais segurança.

2. REFLITA

Após escutar tudo atentamente, reserve um tempo para pensar no que foi dito e fazer algumas considerações. Tente não contra-argumentar no calor do momento pois isso pode resultar em comentários feitos de forma impulsiva, afinal, não é fácil lidar com críticas. Por isso, refletir após a conversa é o ideal a ser feito, considere as informações que serão úteis para o ser aprimoramento.

3. MANTENHA A MENTE ABERTA

O feedback será produtivo apenas se você estiver aberto às críticas, afinal, ele é feito exclusivamente para você, e apenas você poderá mudar seu comportamento profissional. Portanto, seja humilde e otimista, não tente rebater os argumentos da pessoa que está passando seu feedback, mesmo que você ache que eles são injustos. A melhor forma de saber se os argumentos foram válidos é perguntando às pessoas se elas o vêem da mesma forma, e caso a resposta seja positiva, procure mudar, mantenha sempre sua mente aberta.

4. TIRE O MELHOR DAS CRÍTICAS
Querendo ou não, todos nós somos criticados e julgados a todo momento. Na vida profissional, isso não é diferente. Por isso, filtre as críticas que farão você se aprimorar e crescer das que apenas procuram te colocar para baixo.  A vida é um eterno aprendizado, e as falhas apenas tornarão você uma pessoa melhor e mais experiente. O feedback, seja bom ou ruim vai te dar uma perspectiva sobre seu trabalho que você não consegue ver, fazendo com que você possa analisar aspectos sobre sua personalidade que nunca havia notado antes.

Em resumo, o feedback é uma ferramenta muito poderosa tanto para sua empresa quanto para você. Logo, se você tem o privilégio de recebê-lo (o que nem todos possuem), encare-o de frente e da forma mais otimista possível, porque assim, você só terá a ganhar.

Compartilhe.