Como deixar o medo para trás e realizar seu sonho

Muitas pessoas se sentem paralisadas pelo medo em momentos-chave de suas vidas, tais como na hora de aceitar uma nova proposta de emprego, encarar de frente um desafio ou até mesmo pedir a(o) namorada(o) em casamento. O medo é um sentimento que, se permitirmos, se espalha pela nossa personalidade e assume o controle de nossas vidas. Como nós, do Love Mondays, queremos que você assuma o controle das suas ações e ouse sem medo, te ajudamos a espantar esse sentimento e conquistar tudo o que quiser. Quer saber como? Acompanhe!

Primeiramente, pergunte-se do que você tem medo. Você tem vergonha ou medo de falhar para quem? Sua mãe, seu amigo, um mentor? Geralmente, a dúvida referente ao fato de a escolha ser bem aceita por alguém que você admira é o que mais perturba uma pessoa. A dica inicial é: não se importe com o que os outros vão pensar. Se você realmente acredita em si mesmo, mantenha sua autoconfiança e os outros terão de aceitar suas decisões. Se rirem de você quando falhar, ignore-os. Afinal, quem está do seu lado deve te apoiar em todos os momentos, certo?

A seguir, listamos algumas dicas para que você afaste o medo da sua vida e consiga concretizar tudo o que planejou:

1. Monitore seus pensamentos

Preste atenção a pensamentos cheios de força negativa, tais como raiva, ciúmes e julgamento. No geral, negatividade gera mais medo e, por isso, experimente pegar essas emoções ruins e transformá-las em algo gostoso, tal como amor, felicidade, paz, alegria e tudo o que te fizer se sentir bem.

2. Pause memórias doloridas do passado

Apenas porque algo de ruim aconteceu com você no passado não significa que acontecerá novamente, certo? A dor e o sofrimento gerados por algo que aconteceu é um indicador da necessidade de uma mudança de direção. Se você não pode fazer nada para alterar o passado, então pare de pensar nisso. Avalie o que aconteceu e o porquê disso e vire a página, mudando seu comportamento. Gaste seu esforço mental e energia criando uma nova direção para você.

3. Não deixe o medo entrar em você

Já reparou que há pessoas que têm medo de tudo? Medo de ficar doente, medo de perder alguém, de morrer, de perder seu emprego, de ser rejeitado, etc. Quando escolhemos ter medo, mantemos esse sentimento ruim dentro de nós e deixamos que ele dite nosso futuro, limitando escolhas em prol de mais segurança, paz e conforto. Tenha em mente o seguinte: não importa o desafio que a vida te impuser. Responda a cada um deles de uma forma diferente!

4. Transforme-se em uma pessoa calma

É óbvio que falar é muito mais fácil do que fazer, mas você já tentou se controlar e focar na tranquilidade em momentos de crise e em situações extremas? Independentemente do que estiver acontecendo na sua vida, tenha em mente que você tem força, coragem e sabedoria para seguir em frente sem medo.

5. Mantenha-se positivo

Nossos pensamentos, palavras, sentimentos e ações são mais poderosos que nossos conhecimento. Por isso, é fundamental manter-se focado nas possibilidades positivas e deixar o medo se dissipar aos poucos. Você verá como a paz interior e o sentimento de positividade te deixarão mais confiante para assumir desafios, sejam eles pequenos ou grandes.

Controlando seu medo você consegue experimentar muito melhor as oportunidades da vida e aproveitar cada momento, seja de trabalho, de lazer ou de descanso. Por isso, não tenha medo de correr atrás do seu sonho e investir em todas as alternativas até obter sucesso. Se você falhar, não desista e nunca deixe que o medo ou a apatia dominem você. Ao contrário, corra atrás, fale, converse, busque alternativas e se inspira cada vez mais. Você verá como, em pouco tempo, seu sonho estará muito mais perto de você. Boa sorte nessa empreitada!

Compartilhe.