Como contribuir para melhorar a cultura da sua empresa

0

Você sente que o ambiente onde trabalha poderia ser mais saudável ou positivo? Mesmo que a gestão seja a maior responsável por organizar ações que melhorem a cultura da sua empresa, cabe também a cada funcionário fazer a sua parte e, se for o caso, apontar a necessidade de mudanças. Afinal, se as pessoas não estiverem dispostas a criar um clima satisfatório para se trabalhar, não existem ações que a gestão possa fazer para mudar o cenário.

Trabalhar com um clima negativo e em uma cultura que não valoriza o bem-estar de todos pode despertar problemas psicológicos capazes de ultrapassar as barreiras corporativas. Segundo dados de uma pesquisa apresentada pela Isma-BR, representante local da International Stress Management Association, nove a cada dez profissionais apresentam sintomas de ansiedade e 47% sofrem com a depressão.

Existem formas de contribuir com a construção de uma cultura mais saudável na empresa em que você trabalha, criando um ambiente de trabalho seguro, igualitário e satisfatório para todos. Veja o que você pode fazer:

Leia também: Como a inteligência emocional pode ajudar você a ser um profissional melhor

Ajude a promover um ambiente com equidade

As empresas que se preocupam com a equidade, buscando mais diversidade em seu corpo de funcionários e oferecendo oportunidades justas para todas as pessoas, são estatisticamente mais lucrativas.

Muitas vezes o desafio de se encontrar pessoas “diversas” para o mercado de trabalho está na base de uma sociedade, com oportunidades desiguais no acesso à educação, por exemplo. Mesmo assim, cabe às empresas o esforço de facilitar a entrada dessas populações de diversas etnias, classes econômicas, gêneros e sexualidades.

Enquanto funcionário, você pode tentar se certificar de que as pessoas têm oportunidades iguais em sua empresa e estimular a diversidade em sua equipe, reunindo ideias para que as vagas cheguem a candidatos diversos e buscando um tratamento sem qualquer tipo de viés para essas pessoas. Levante ideias, crie um grupo de discussão e leve esse tipo de assunto para a sua gerência.

Você pode gostar de: 4 dicas para manter a saúde mental no trabalho

Faça com que todos se sintam confortáveis

O clima de uma empresa é a soma de percepções pessoais de cada um de seus colegas, que compartilham entre si suas vivências por meio das interações do cotidiano (desde conversas no café até reuniões sérias).

Quando um grupo de pessoas se sentem desconfortáveis em um lugar, por qualquer motivo, suas experiências pessoais inevitavelmente vão impactar o todo e transformar o clima em algo conflituoso.

Tal desconforto pode ser causado por atritos da rotina (como pequenas discussões e rixas), mas também por comentários e fofocas, sejam eles motivados por características específicas de uma pessoa (estilo de vida, roupas, corpo, habilidades técnicas) ou peculiaridades de um grupo (de pessoas LGBTs, negras, asiáticas, deficientes físicas, entre outros).

Garanta um ambiente seguro e confortável para todos ao evitar comentários, brincadeiras e qualquer tipo de interações que possam soar ofensivos para uma pessoa específica ou um grupo de indivíduos (ainda que pareçam inocentes para você). Além de procurar compreender verdadeiramente os motivos para evitar ocorridos como esse, também é seu papel conscientizar colegas para que eles não pratiquem as mesmas ações.

Descubra como avaliar se uma empresa está preocupada com diversidade

Dê suporte para seus colegas

Diversas frustrações podem surgir no ambiente corporativo: projetos podem acabar não indo para frente, uma promoção desejada talvez não aconteça ou outros tipos de decepções do cotidiano podem afetar a felicidade de um colega.

Mais do que meras relações profissionais, é preciso que laços verdadeiros sejam criados para que a experiência em uma empresa seja satisfatória. É com o suporte mútuo, seja ele emocional (conversando ou ouvindo desabafos) ou técnico (auxiliando na rotina de trabalho em casos de dúvidas ou sobrecarga), que é possível construir um clima positivo.

Pensando nisso, fique mais atento às necessidades das pessoas ao seu redor. Seja um bom ouvinte e tente auxiliar colegas que precisam de qualquer tipo de suporte para continuar motivados. Você irá perceber aos poucos que uma cultura positiva só é possível com a participação de pessoas dispostas e inspiradas a trabalhar nela!

Leia também: O trabalho está prejudicando a sua saúde mental?


Leia também:

Os setores com funcionários mais felizes

5 atitudes que podem prejudicar sua carreira sem você perceber

Share.