Como conseguir o primeiro estágio

0

Um estágio ideal é aquele que ajuda a ver na prática como funciona o mercado, sendo a chance perfeita de botar a mão na massa para combinar o que foi aprendido durante a faculdade com o suporte de profissionais experientes no assunto. Mas como se mostrar um estudante qualificado para conseguir o primeiro estágio?

Elaboramos passos para que você consiga se organizar para garantir o estágio dos sonhos!

1. Arrume o currículo

A visualização de um currículo pelo recrutador dura em média 30 segundos, tempo suficiente para saber se um candidato deve ser mantido ou desclassificado de um processo seletivo. Por isso, você vai precisar dar muita atenção para o seu currículo, principalmente se você não possui nenhuma experiência profissional. Essa é a melhor chance que você terá de impressionar o recrutador e mostrar seu potencial.

Para garantir que seu documento não seja descartado, chame atenção do recrutador apresentando um CV com um layout bem planejado e otimizado para a leitura, textos com linguagem adequada e gramática perfeita e uma boa descrição de suas habilidades e ambições. Se te faltam experiências profissionais para exibir, você terá de mostrar suas habilidades que serão úteis para ocupar a vaga.

Leia também:

5 dicas para turbinar seu currículo

Como adaptar seu currículo para cada vaga de emprego

2. Coloque a mão na massa

Que tal já começar a colocar a mão na massa mesmo antes de conseguir um estágio? Existem algumas possibilidades mais tangíveis do que você imagina para praticar o que está aprendendo na faculdade.

Você pode se envolver em projetos experimentais na faculdade, participar de uma organização sem fins lucrativos ou desenvolver trabalhos voluntários.

3. Forme um portfólio

Muitas empresas exigem um portfólio como critério de seleção, principalmente para vagas de comunicação, design e marketing. Mesmo que sua área normalmente não exija isso como avaliação, você pode aproveitar essa ideia e enviar seus trabalhos junto com o currículo.

O documento pode te ajudar a se destacar ao exibir trabalhos que você desenvolveu na faculdade e que tenham a ver com a vaga desejada. Não perca oportunidades de mostrar o seu talento. 😉

5 sites gratuitos para criar um portfólio online

4. Invista em networking

Não é cedo para começar a criar sua rede de relacionamento. Comece se aproximando de seus professores e conversando sobre suas aspirações profissionais, o mercado e se tornar um profissional mais qualificado.

Trabalhe também seu relacionamento com os colegas de curso. Lembre-se de que eles podem te indicar para eventuais vagas que possam surgir onde eles trabalham e também compartilhar experiências sobre como eles conseguiram o primeiro estágio.

5. Prepare-se para a entrevista

É realmente difícil encarar uma entrevista de emprego, principalmente se for a primeira vez. Para deixar o nervosismo de lado e ir para o encontro tranquilamente, sugerimos que você se prepare para a conversa treinando com um amigo ou checando sobre o que pode ser perguntado.

No Love Mondays você tem acesso a avaliações de entrevistas em mais de 120 mil empresas, assim como opiniões de funcionários, salários e benefícios por cargo e cidade.

Compartilhe.