Como conciliar o horário no trabalho com a volta às aulas das crianças? Aprenda a se organizar

0
Depois de um período de férias e diversão, é hora da criançada voltar às aulas. Esse acontecimento, além de representar uma alteração na rotina da casa, que já está acostumada com horários mais flexíveis, altera a rotina dos pais, que precisam se adaptar para deixar ou pegar os filhos na escola, além de participar de atividades que fazem parte do dia a dia da criança ou adolescente.
Para esse período, a dica é agendar reuniões e compromissos sempre depois de deixar as crianças na escola. Procure dar-se o direito de acordar, tomar café da manhã com a família e, só depois, cuidar da sua vida profissional. Se possível, evite o hábito de sair muito cedo e aproveite esse momento da manhã para dar atenção às crianças e conversar um pouco.

Se o cenário descrito acima não for possível, tente chegar mais cedo em casa se você não conseguir buscar os filhos na escola. Tenha um tempo para brincar com eles, fazer uma refeição juntos ou até pegar um cinema durante a semana. Procure não levar problemas do trabalho para a sua casa – isso acaba sendo estressante para eles e ainda mais para você.

Para melhorar sua organização e evitar que você se atrase para levar ou buscar as crianças na escola, estabeleça esses horários como regras para o seu dia a dia. Assim, quando forem marcar uma reunião ou compromisso para você, já saberão dos seus horários. Isso evita correrias e atrasos e passa mais sensação de tranquilidade para a criança, que sabe que seus pais irão buscá-la, evitando a sensação de “abandono” sentida por vários filhos de pais que trabalham demais.

O importante, nessas horas, é não se sentir culpado se você não conseguir fazer isso todos os dias. Eventualmente, um compromisso não poderá ser adiado ou ter o horário modificado e você precisará contar com a ajuda de outra pessoa para levar ou buscar seu filho na escola. Esse tipo de cobrança pode gerar conflitos na sua vida profissional e não vai melhorar sua situação. Organização, paciência e atenção aos filhos são as palavras-chave para ter uma vida profissional e familiar equilibradas. Experimente!

Compartilhe.