Primeira impressão: Como você se mostra às pessoas?

Você sabia que precisamos somente de um décimo de segundo para realizarmos um primeiro julgamento a respeito de alguém? Segundo recentes estudos da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, nós julgamos, sim, o livro pela capa e levamos em consideração o carisma e confiabilidade que alguém nos demonstra em apenas um piscar de olhos.

O ditado “a primeira impressão é a que fica” ilustra muito bem quão importante é causarmos impressões positivas em qualquer situação. Além disso, quando se fala de ambientes e circunstâncias profissionais, uma boa primeira impressão é fundamental para que você possa construir boas relações no trabalho. Assim, listamos aqui algumas sugestões para você se sair bem nessas situações:

1. Planejamento prévio

É interessante realizar uma pesquisa a respeito da empresa ou do cliente que você quer impressionar. Demonstrar conhecimento e confiança torna a situação mais agradável e amistosa. Caso o planejamento não tenha alvo específico, é interessante ter em mente quais são suas intenções com aquele encontro e quais as melhores formas de emitir sua mensagem.

2. Linguagem

Atentar-se ao tipo de linguagem é essencial para estabelecer uma comunicação eficiente e autêntica. Faça com que a pessoa se sinta realmente compreendida, ouvida e respeitada. Tanto a linguagem verbal como a corporal são determinantes para causar boas impressões, nada de utilizar palavras de baixo calão ou informais de mais, soa grosseiro. Quanto à linguagem do corpo, é importante manter uma postura ereta, que demonstra segurança e conforto frente à situação e, claro, um aperto de mão confiante!

3, Roupa

As roupas são consideradas um reflexo da personalidade e são, portanto, um fator importante na primeira impressão. Os tons mais claros sugerem uma personalidade mais criativa e descontraída, e que se sente à vontade em looks mais casuais e até informais. Já os tons mais escuros e clássicos indicam uma personalidade mais séria, e neste caso a melhor opção são os look formais. Além disso, atente-se ao dress code da situação e do local em questão.

4. Interesse

Pequenas demonstrações de interesse e atenção são grandes pontos positivos: pontualidade, chamar a pessoa pelo nome, contato visual, manter o celular no silencioso são alguns exemplos que evidenciam o seu comprometimento e respeito frente à situação, à pessoa, à empresa. Se envolver, realmente, com o assunto, demonstrar curiosidade e ser receptivo fazem com que a comunicação seja cada vez mais natural e espontânea.

5. Controlando o nervosismo e a ansiedade

É natural ficar nervoso frente a novas situações! O importante é não deixar que isso abale sua autoconfiança e segurança. A dica sempre é tornar os pensamentos negativos em pensamentos positivos, mas como? Use o nervosismo e a ansiedade como motivações para se preparar ainda mais nessas situações. Treine, pratique, peça sempre feedback e com o tempo a prática vai tornar os pensamentos negativos cada vez menores.

6. Não deixe problemas pessoais interferirem no seu desempenho

Mesmo que seja um dia ruim com inúmeros problemas pessoais, você não deve deixar que isso prejudique a primeira impressão que as pessoas terão de você. Não abra espaços para atitudes rudes, que demonstrem desinteresse e falta de responsabilidade. É essencial manter a gentileza e dar o melhor de si!

7. Saiba falar de você

Saber falar sobre o que você gosta e sobre as suas experiências anteriores pode ser uma ótima maneira de encontrar coisas em comum com a pessoa que você acaba de conhecer. Mas preste atenção à situação e fale sobre você somente em momentos oportunos, quando os assuntos de negócios não houverem iniciado ou já tiverem terminado. Também fique atento à reação da pessoa: se perceber que ela não está interessada, pare de falar sobre você mesmo e faça uma pergunta sobre ela ou o seu trabalho para resgatar a situação.

Causar uma primeira impressão positiva nem sempre é algo tão simples, algumas pessoas sentem mais dificuldade do que outras e tudo é uma questão de praticar. Lembre-se de que com autoconfiança, respeito e percepção do outro e da situação tudo fica mais fácil. Por fim, observe em si mesmo tudo que existe de mais positivo e original na sua personalidade. Sendo você mesmo e mostrando o seu lado autêntico você irá relaxar e quem sabe até desfrutar deste tipo de situação.

Compartilhe.