Como benefícios incríveis estão transformando a Avon

Para atrair os melhores talentos e engajar a equipe, cada vez mais as empresas têm oferecido benefícios além dos básicos. E são cuidados como estes que podem fazer a diferença na vida das pessoas.

Foi pensando nisso que algumas empresas começaram a ter a saúde e a qualidade de vida dos funcionários como missão. É o caso da Avon. Depois de um estudo feito em 2014, a empresa criou o Programa Viva Bem, que reúne os benefícios da empresa em cinco dimensões: física, emocional, social, intelectual e espiritual, e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos funcionários por meio do estímulo à saúde e do equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

A analista de Saúde e Qualidade de Vida da Avon Keila Andrade conta como funciona a iniciativa! Confira o bate-papo que tivemos com ela:

LM: O que é o Programa Viva Bem da Avon?
Avon: O Viva Bem é nosso programa de Saúde e Qualidade de Vida, que tem como principal objetivo engajar as pessoas na mudança de hábitos e estilo de vida, para que elas conquistem mais saúde. Além disso, com a implantação deste programa passamos a realizar uma gestão integrada de saúde, desenvolvendo ações de acordo com o nosso perfil de saúde populacional.

LM: Como surgiu a iniciativa do desenvolvimento do programa? E por que saúde e qualidade de vida são tão importantes para a Avon?
Avon: Diante de um cenário bastante desafiador, com elevado custo com plano de saúde, absenteísmo e aumento da complexidade de casos médicos, foi apresentado um business case recomendando a criação de um departamento de Saúde e Qualidade de Vida com foco na gestão integrada de saúde, organizando todas as iniciativas que possuíamos em um único programa, o Viva Bem.

LM: Quais são os benefícios e serviços oferecidos pelo Programa?
Avon: Assistência médica, Assistência odontológica, Seguro de Vida, Creche, Auxílio Creche, Benefício Medicamento, Fretado, Restaurante, Vale Transporte, Estacionamento, Short Friday, Horário Flexível, Home Office, Espaço Terapias, Programa de Gestante e Paternidade Ativa, Programa de Gestão de Doenças Crônicas, Incentivo à Atividade Física, Espaço Saúde (Ambulatório Médico), que oferece atendimento ocupacional e assistencial.

LM: Qual o propósito do Programa?
Avon: Nosso propósito é incentivar que o funcionário seja protagonista de sua saúde. Nós oferecemos as ferramentas e informações para que ele se sinta capaz de “ser a mudança” que precisa, mas respeitamos o indivíduo e seu estágio de motivação para a mudança, pois a iniciativa é dele. Compartilhamos com todos a responsabilidade de usar bem todos os benefícios que temos, para “usar sempre”, afinal todos somos responsáveis pela sustentabilidade dos nossos benefícios.

Para realmente fazer a diferença na vida da equipe, o programa apoia os funcionários nos momentos do dia a dia e também nos mais importantes da vida pessoal e familiar, como a chegada de um bebê.

É o caso de Isabel Almeida, Indirects Sourcing Jr Manager, que aproveitou bastante o programa durante a gravidez e depois do nascimento do filho. “Vivenciei uma experiência fantástica com o curso do Programa Nascer Bem. A equipe que esteve na Avon foi muito especial, fui recebida com muito carinho e recebi informações espetaculares para poder receber o meu bebê com segurança e maturidade”, conta Isabel.
Por outro lado, para Juliana Sá, analista do departamento fiscal, ter acesso a incentivos para prática de atividade física é um dos pontos altos do programa. “Mudar o seu estilo de vida é muito bacana, ter uma qualidade melhor, ter uma flexibilidade, super recomendo”, diz Juliana.

Gostou? Quer saber mais sobre como é trabalhar na Avon? Veja mais sobre a empresa no nosso site!

Compartilhe.