Como avaliar se uma empresa está preocupada com diversidade

Além de serem estatisticamente mais lucrativas, empresas que se preocupam com a diversidade em seu corpo de funcionário são mais atrativas e conseguem reter melhor seus funcionários.

Você deseja trabalhar em um lugar que valoriza e realiza ações para promover a inclusão racial, de gênero, de LGBTs e de deficientes, principalmente em cargos de liderança? Aqui vão algumas dicas para saber se uma empresa está preocupada ou não com a diversidade:

A escolha das imagens

Se uma empresa se preocupa com a diversidade, é bem provável que isso se reflita na escolha das imagens que ela utiliza em suas comunicações internas e externas.

A forma como ela se comunica por imagens diz muito sobre sua cultura e como as coisas funcionam por lá. Se somente existirem pessoas que se pareçam muito com o que é “padrão” na sociedade, pode ser que a diversidade não seja um ponto importante naquela organização.

A diversidade nos porta-vozes da empresa

A escolha dos porta-vozes de uma empresa é feita seguindo diversas considerações, como a habilidade de falar em público, seu cargo e sua imagem e comportamento. Essas pessoas normalmente ocupam cargos de liderança e também podem refletir a existência de diversidade naquele local.

Se existirem porta-vozes que se enquadram no quesito da diversidade, é provável que grande parte dos outros colaboradores também seja de pessoas fora do padrão – ou, no mínimo, a empresa oferece um ambiente favorável ao crescimento profissional de minorias.

Programas de recrutamento para diversidade

Para estimular e acelerar a contratação de pessoas diversas, muitas empresas começaram a montar programas de recrutamento especiais. Um caso memorável foi a campanha “Enegrecer a tecnologia – feita por pessoas negras para pessoas negras” da ThoughtWorks, empresa Mais Amada do Brasil segundo seus próprios funcionários.

O programa da ThoughtWorks discutiu internamente a presença de pessoas negras na tecnologia e montou um recrutamento especial para a inclusão dessa população dentro da consultoria.

Existência de políticas e comitês de diversidade

Além de programas de recrutamento, muitas empresas também investem em políticas internas e comitês de diversidade visando à melhoria do clima interno e à quebra da cultura segregadora brasileira.

Ações como essa podem ser traduzidas como coletivos, grupos de discussão e de estudo, divulgação de informações específicas para os funcionários, comitê de ética e ouvidoria especial, treinamentos etc.

Se uma empresa se preocupa com a diversidade, é provável que ela informe os candidatos já na descrição da vaga ou nas primeiras etapas do processo seletivo. Assim, consegue incentivar aqueles que desejam trabalhar em um ambiente inclusivo.

O que dizem as avaliações da empresa

A prática da diversidade nas empresas não se resume a meras peças de comunicação ou ações para criar uma imagem favorável junto à opinião pública. Se isso for verdadeiro, os funcionários conseguirão sentir no dia a dia e vão se lembrar de falar a respeito na hora de fazer uma avaliação sobre a empresa.

Assim, um bom termômetro para descobrir se as ações de diversidade são verdadeiras ou não é lendo avaliações de funcionários no nosso site. Aqui você encontra opiniões de funcionários e ex-funcionários em mais de 170 mil empresas do Brasil. Se existem comentários positivos sobre o assunto na página de sua organização, você pode considerar que aquela empresa está preocupada com diversidade.

Share.