Como adquirir novas habilidades em meio à rotina

Aprender novas coisas em meio à rotina pode ser uma tarefa difícil, principalmente se o que você faz profissionalmente “nunca muda”. Ao passar um tempo fazendo o mesmo trabalho, é normal que a curva de aprendizagem caia e você se sinta estagnado.

Além de gerar descontentamento, a falta de novos aprendizados pode ser prejudicial para a sua carreira a longo prazo. Mas como mudar isso? Pensando em seu aprendizado contínuo, o Love Mondays traz 4 ideias para que você continue desenvolvendo novas habilidades – e, de quebra, ainda consiga tornar sua rotina mais estimulante!

1. Busque conteúdo

Ainda que não sejam exigidas em seu trabalho diário, provavelmente existem tarefas que você gostaria de saber executar. Pense também naqueles assuntos com com os quais deseja ter mais proximidade teórica para entender seus fundamentos.

Podem ser coisas ligadas a outras áreas de sua empresa, ou mais voltadas ao escopo de trabalho de um colega da sua própria equipe. Qualquer que seja o tema, você com certeza consegue encontrar material sobre ele em livros ou na internet – seja na forma de tutoriais em vídeo, sites especializados ou podcasts.

De programação até processamento de notas fiscais, existirá alguém que pode compartilhar esse conhecimento com você!

2. Comece projetos paralelos

Projetos paralelos ao seu emprego são ótimas oportunidades para pôr a mão na massa e explorar diferentes habilidades que não necessariamente seriam exercidas no seu trabalho principal.

Uma forma de praticar isso é buscando oportunidades como freelancer, que podem ser encontradas pela internet ou acordadas com pequenos comércios da sua região.

Dessa forma, você consegue desenvolver diferentes habilidades e visões da sua área, usando esses resultados para montar um portfólio e de quebra ganhar um dinheiro extra.

3. Tente aprender com outras equipes

Você pode aprender coisas novas mesmo em seu trabalho. Sair da caixinha para interagir com outras equipes é uma das ações que podem te ajudar a aprender algo novo. Interaja com diferentes pessoas a fim de entender como funciona o trabalho que elas desenvolvem, quais ferramentas são usadas e qual é o escopo de suas atividades.

Se você possui abertura para isso, uma boa chance de fazer esse intercâmbio é marcando uma tarde ou manhã para passar com aquela equipe. Assim você consegue ver de perto o que eles fazem e começar a aprender algo novo com o time!

4. Faça cursos online

Você não precisa nem sair de casa caso queira aprender algo novo. Diversos sites de cursos online de qualidade – gratuitos ou pagos – surgiram nos últimos anos para te ajudar a aprender novas habilidades e reforçar conhecimentos em diferentes áreas. Por serem online, eles têm a enorme vantagem de permitir ao aluno seguir seu próprio ritmo de aprendizagem.

O melhor é que muitos desses cursos oferecem certificações valorizadas pelo mercado, colocando você em uma posição competitiva durante uma disputa por um novo emprego ou em uma promoção na sua empresa atual!

Gostou? Curta nossa página no Facebook para não perder nenhuma atualização do nosso blog. Aqui você encontra conteúdos que te ajudarão a crescer profissionalmente, encontrar o emprego ideal e amar as segundas-feiras!

Compartilhe.