Como a gratidão pode te deixar mais feliz no trabalho!

0

No dicionário, a palavra “gratidão” significa “reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor, etc.; agradecimento.” Embora o sentido desse termo pareça óbvio e fácil de entender, muitas pessoas não praticam a gratidão no dia a dia, ocupando o seu tempo apenas com reclamações, insatisfações e inúmeros pedidos, o que gera baixo rendimento e engajamento dos profissionais em uma empresa.

É possível desfrutar de uma vida mais tranquila e de uma rotina mais motivacional no trabalho se você colocar em prática o verdadeiro sentido de “gratidão”, exercitando diariamente a capacidade de agradecer em vez de sonhar com coisas que, no curto prazo, são impossíveis de se realizar. Acompanhe, a seguir, o nosso “Guia de Satisfação no Trabalho” e veja que é possível enxergar o seu trabalho e o mundo em geral com outros olhos!

Não sonhe com o “trabalho perfeito”

Sabe aquele emprego ótimo, com horários flexíveis, salário alto, pessoas bem humoradas e competentes e outros benefícios incríveis? A melhor forma de ser mais feliz no trabalho é deixar todos esses desejos de lado, enxergando em você o que pode ser mudado para te feliz mais feliz. Mesmo se conquistasse o “trabalho dos sonhos”, em poucas semanas você estaria insatisfeito de novo e teria mais uma série de reclamações a fazer, não acha?

Acredite: resiliência e gratidão no trabalho são motivadores para que você se sinta bem independentemente do que aconteça. Sua felicidade é responsabilidade sua, não dos outros e nem da empresa em que você trabalha – tenha isso em mente.

Pare de reclamar e agradeça!

Agradecer por uma coisa boa da sua vida – seja ela pessoal ou profissional – gera melhoras na mente e na sua saúde. Segundo um artigo publicado no jornal Social Psychological and Personality Science, gratidão e empatia reduzem a agressividade. Experimente, diariamente, reconhecer e agradecer pelas coisas boas que você tem e que te rodeiam. Faça esse exercício mental e veja como o seu nível de felicidade e satisfação aumentará!

Use as oportunidades de aprender sempre mais

Você pode não estar no emprego ideal, mas que tal aproveitar as oportunidades de aprender e se aprimorar em vez de só reclamar? Com mais competências você se prepara para o seu próximo emprego e ainda foca as suas energias em algo que te dá prazer no trabalho. Mesmo que, à princípio, determinada atividade seja chata, sempre olhe-a de forma positiva, tendo em mente que ela ajudará a aprimorar as suas competências ao longo dos anos.

Encontre o que está te incomodando

É fácil reclamar de uma série de coisas no trabalho, mas o que realmente te incomoda? É o chefe chato e arrogante? O colega de trabalho incompetente? Os horários? Nesse momento, vale analisar se o que te incomoda não é apenas uma implicância sua com uma pessoa ou um hábito que antes te irritou em outro trabalho ou ocasião. Ao identificar o que te incomoda você poderá agir, promovendo mudanças para melhorar o seu dia a dia.

Parta para a ação

Identificados os problemas que te incomodam e o que precisa ser mudado, dê o primeiro passo para concretizar isso, seja atualizando o seu currículo para mudar de trabalho ou se matriculando em um curso para aperfeiçoar as suas competências. Quando você dá o primeiro passo para a mudança, todo o universo passa a conspirar a seu favor.

Pense nas suas próximas férias

Apenas o ato de planejar as férias pode te deixar mais feliz, sabia? Reservar um período para descansar e fugir da rotina te dá mais energia para administrar as suas tarefas, evita o esgotamento e amplia a sua satisfação.

Seja uma pessoa mais feliz e satisfeita! Exercite a gratidão no seu dia a dia e permita que tudo de bom que aconteceu na sua vida e no seu trabalho se sobressaiam em relação aos pontos negativos e itens que te deixam insatisfeito. Experimente falar mais os termos “obrigado”, “por favor” e “está tudo bem”. A felicidade está dentro de você!

Compartilhe.