5 coisas que você aprendeu na escola e levou para a vida

0

Há quem diga que nunca mais usou aquilo que aprendeu nos tempos de escola, mas vamos provar que isso não é verdade. Você aplica muitas coisas ensinadas por seus professores em diversas áreas da sua vida, incluindo a profissional.

A seguir, mostramos que trabalhos em grupo, cobranças em relação a tarefas de casa e aquelas provas que o deixavam apavorado contribuíram – e muito – para que você se tornasse um profissional melhor hoje!

1. Trabalhar em equipe

Lembra das atividades em grupo? Foi por causa delas que você aprendeu a
combinar o trabalho com seus relacionamentos pessoais, aprendendo a lidar com conflitos que poderiam comprometer as entregas.

Também foi assim que você entendeu que às vezes é preciso ceder e aceitar novas ideias e opiniões em vez de fazer tudo do seu jeito. Além disso, trabalhos em grupo ajudam a desenvolver a confiança nos colegas e a capacidade de organização e distribuição de tarefas.

2. Comprometimento

Provas, trabalhos e lições de casa talvez tenham sido seu terror por anos, mas agradeça a eles por terem lhe ensinado a ser uma pessoa comprometida com o que deve entregar, respeitando datas e flexibilizando sua rotina para conseguir cumprir os seus deveres.

3. Responsabilidade com resultados

Seu próprio esforço em estudar para ter um bom desempenho nas provas te ajudou a compreender e assumir sua responsabilidade com os resultados que obtém. Afinal, suas notas dependiam exclusivamente de você.

A lição também se aplica a trabalhos em grupo: quando as tarefas eram divididas, esperava-se que cada um cumprisse sua parte para que se pudesse atingir um bom resultado no final. Quem deixava de fazer isso prejudicava o grupo como um todo e, muitas vezes, gerava uma carga extra de trabalho para outras pessoas.

4. Lidar com consequências

Um mau desempenho leva a um mau resultado – essa é uma dinâmica que existe para quase todas as coisas na vida. Se você não estudou para uma prova nem prestou atenção às aulas e atividades, é quase certo que irá tirar uma nota baixa.

Se tirou muitas notas vermelhas, provavelmente teve de lidar com uma recuperação ou até uma reprovação. Mas você também já deve ter vivido a experiência de tirar uma ótima nota após se dedicar com afinco aos estudos. Tudo isso te ensinou que existem consequências para as suas ações – sejam elas positivas, caso tenha se dedicado, ou negativas, caso tenha sido negligente.

5. Administrar expectativas

Já falamos que os resultados que obtemos geralmente são resultado de nossas ações, mas nossas expectativas nem sempre são racionais assim. Pode ser que você tenha deixado para fazer um trabalho na última hora e ainda assim tenha se surpreendido com uma nota baixa, por exemplo.

Ou então talvez tenha feito o seu máximo, mas ainda assim não conseguiu atingir a nota que gostaria. De qualquer forma, o importante é que você sempre sacudia a poeira e seguia adiante, uma lição importantíssima para lidar com os reveses da vida adulta.

Compartilhe.