Cinco dicas de ouro para recarregar suas energias

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Já aconteceu com você de o fim de semana acabar e você começar a segunda-feira exausto, como se não tivesse descansado nem um pouquinho? Isso geralmente acontece porque, além do descanso físico em si, é necessário relaxar a mente para recarregar as energias e estar disposto para mais uma semana de desafios e conquistas. Pessoas que sofrem muita pressão no trabalho ou acumulam muitas responsabilidades tendem a não conseguir “se desligar” desses assuntos, o que compromete seus momentos de descanso.

Ao se sentir exausto com tantas tarefas no trabalho, em casa, na correria do dia a dia e em outros tantos aspectos da vida, é fundamental que você adote algumas medidas para recarregar as energias de maneira eficaz. Pensando nisso, a seguir, listamos cinco dicas importantes para que você elimine o estresse e a pressão e consiga relaxar de verdade! Acompanhe:

1. Fuja de muitas obrigações nos dias de folga

Sabe aqueles fins de semana em que você não para um minuto e tem uma série de coisas para resolver? Saiba que esses momentos não são nada bons e geram tanta ansiedade e estresse quanto as tarefas do trabalho. Para evitar que isso aconteça, evite acumular uma série de pendências para resolver no fim de semana ou no seu período de folga e, se possível, tente fazer coisas, como compras, ida à lavanderia ou à farmácia, por exemplo, em horários mais tranquilos, evitando, assim, filas e conturbações desnecessárias. Importante: não se pressione a resolver tudo em um dia só.

2. Faça silêncio. De verdade

Sabe aquela barulheira do escritório? Telefone tocando, gente conversando, demandas mil… Isso também te estressa e aumenta a ansiedade e, por isso, nos momentos de folga, experimente ficar em silêncio por algum tempo. Faça exercícios de meditação, leia um livro, tome um chá ou alguma bebida de que goste e desfrute de um momento de tranquilidade extrema. O silêncio, muitas vezes, pode ser perturbador para algumas pessoas, mas ele é uma ótima ferramenta para clarear as ideias e limpar a sua mente.

3. Movimente o seu corpo

Nada de “relaxar” vendo TV o fim de semana inteiro! Exercícios físicos ajudam a liberar energias ruins canalizadas e ainda dão uma grande sensação de bem-estar! Andar, dançar, passear com o cachorro ou correr em um ambiente diferente fazem toda a diferença na sua recuperação do estresse da semana. Você sabia, por exemplo, que 20 minutos  de atividades já fazem uma grande diferença no funcionamento do seu corpo?

4. Controle os seus vícios

Grande parte das pessoas tem algum hábito que adota sempre que chega em casa depois do trabalho ou após finalizar alguma atividade doméstica, como colocar as crianças para dormir ou terminar de lavar as roupas e a louça à noite. Tem gente que abre uma garrafa de vinho para relaxar, outras pessoas colocam uma música para tocar, há as que veem televisão… Isso, apesar de funcionar como uma válvula de escape, pode se transformar em um hábito nos dias de folga, fazendo com que você não aproveite todas as coisas que poderia, já que é mais fácil relaxar daquela maneira. Dica: experimente o novo. Invista em algo que você nunca fez antes e veja como o resultado pode te impressionar!

5. Faça coisas pequenas que te façam dar valor às grandes

Uma boa forma de recarregar as suas energias é se dedicar a alguma causa nos seus dias de folga. Um trabalho voluntário ou alguma atividade da qual você gosta te fazem enxergar a vida com outros olhos e dar mais valor a aspectos como o seu trabalho, a família e os amigos. Se, por exemplo, você gosta de cozinhar, invista nessa terapia nos momentos de folga. Se a jardinagem for sua paixão, empenhe-se em reformular o jardim e até fazer uma horta!

Encontrar um momento apenas seu pode ser muito complicado diante de tantos compromissos no dia a dia e, exatamente por isso, é essencial garantir que esses momentos sejam verdadeiramente restauradores. Descubra o que funciona melhor para você e invista no seu bem-estar. Certamente, os resultados dessa ação serão altamente positivos!

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