Cheguei ao topo da minha carreira. E agora?

À primeira vista, pode parecer estranho falar de pessoas que chegaram ao topo de suas carreiras e precisam de novos desafios, mas sabia que essa situação é mais comum do que se imagina? Especialmente nos dias atuais, em que a geração Y está galgando cargos cada vez mais altos e atingindo níveis de diretoria antes dos 40, é comum nos depararmos com profissionais que já subiram todos os degraus necessários para se ter uma carreira de sucesso, mas ainda sentem que podem conseguir mais.

Até mesmo os presidentes de empresas podem sentir que ainda têm muito mais para conseguir, tanto em termos de remuneração quanto em termos de desafios na carreira. Já pensou em sentir que não tem mais para onde crescer quando ainda faltam muitos anos para se aposentar? Imagine trabalhar sem desafios e objetivos grandes por muito tempo? Certamente isso acaba com a motivação de qualquer profissional, confira aqui dicas de livros para dar um gás na sua motivação, especialmente aquele que precisa estimular equipes e, muitas vezes, milhares de funcionários.

Você pode ainda não ter atingido todas as etapas que desejaria em sua carreira profissional, mas provavelmente conhece alguém com esse perfil ou, quem sabe em um futuro próximo, estará nessa situação, então, preste atenção às dicas do Love Mondays para manter o estímulo lá no alto e conseguir se reinventar. Afinal, para um bom profissional, o céu é o limite!

1. Envolva-se nos projetos

Muitas vezes, um profissional que está no topo não se envolve demais com o dia a dia dos projetos e avalia apenas os resultados e a condução das etapas de cada iniciativa. Se, porém, você conhece a fundo cada projeto e se empenha em fazer tudo dar certo, encontrará alguns desafios e estímulos que te moverão para frente e darão um estímulo enorme para que você trabalhe juntamente com a equipe e, ainda, se reinvente como profissional. “Quebrar a cabeça” para resolver um problema ou encontrar uma solução com todo o time pode ser a injeção de ânimo que faltava.

1. Invista em um curso

Você sempre teve curiosidade em determinada área ou trabalho que domina pouco, mas nunca teve tempo ou paciência para fazer um curso dessa matéria? A hora pode ser agora! Que tal aprimorar seus conhecimentos fazendo um curso ou uma pós-graduação? Embora esse conhecimento ou habilidade não afete diretamente o seu trabalho, ele certamente impactará na sua forma de enxergar as coisas e pensar no todo, contribuindo para que você tenha novas ideias para projetos e até no funcionamento da empresa. Pensar “fora da caixa” sempre faz bem!

1. Considere a possibilidade de morar fora

Se a empresa em que você trabalha for uma multinacional, por que não tenta se mudar para outro país? Além de ser uma atitude que indica ousadia e disposição, essa iniciativa certamente renderá inúmeros desafios na sua carreira, já que você terá que se adaptar a uma nova equipe, um novo país, novos costumes, uma nova forma de vida, etc. Pode ser, inclusive, uma forma de apresentar novas culturas aos seus filhos, que poderão se impactar positivamente por um novo estilo de vida. É verdade que abandonar alguns confortos que temos onde moramos é difícil, mas o resultado dessa mudança pode te surpreender, acredite!

1. Converse com outros líderes

Será que os altos gestores de uma outra empresa que você conhece também estão passando pelos mesmos dilemas que você? Por que você não conversa com essas pessoas para saber como eles estão tentando se reinventar na carreira e se manterem estimulados? Às vezes, a ideia de um companheiro de profissão é o estalo de que você precisava exatamente para dar um passo diferente dos demais e inovar nas suas atitudes e na forma de ver as coisas, sabia?

Independentemente da posição que você ocupa em uma empresa, tenha a certeza de que sempre é possível crescer. Pode não ser para cima, mas de forma horizontal, ampliando seus conhecimentos, desafiando-se, estabelecendo novas metas e aprimorando tudo aquilo que você já construiu. Siga as nossas dicas e aproveite suas conquistas com a motivação lá em cima!

Compartilhe.