Seja coração mas controle sua razão

*Por Tina Teresa

Outro dia eu estava lendo sobre as inteligências emocionais e nossas escolhas. Será mesmo
que nada acontece por acaso? Será que minha carreira é moldada pelo destino ou
simplesmente eu é que entro em desatino e vou me construindo enquanto caminho?
O que é verdade eu não sei, mas se existe alguma lei sobre o que nos define é que o universo
conspira enquanto a gente pira. E o mundo gira.
Mas vem cá, você sabe o que é inteligência emocional? De acordo com a teoria do psicólogo
Daniel Goleman, é a capacidade de administrar nossas emoções de forma a facilitar o alcance a
nossos objetivos. Um conceito e tal. E o bacana é que sim, nossos pensamentos influenciam
nossas emoções. Muito providencial.
Cada vez que você perde uma oportunidade interessante no trabalho por ficar morto de
vergonha de falar com o chefe; ou quando você dá uma cena extravagante porque está
morrendo de ciúmes; ou quando você resolve ser dissonante e abandonar uma viagem
alucinante por medo de andar de avião… pensa comigo, não sei não, tá certo isso ou talvez
não?
Em situações assim não estamos sendo inteligentes emocionalmente. Mas podemos aprender
a ser. Com um pouco de autoconhecimento e um pouco de treino, a gente consegue, vá em
frente! Claro que precisamos respeitar nossas emoções e nos dar o direito de sentir o que
sentimos. Mesmo que seja um desatino. Porém, ao conseguirmos trabalhar nossas emoções,
fazemos com que elas não nos dominem quando forem prejudiciais. Permita-se apreciar os
arrozais: talvez você consiga dizer o que precisa de forma elegante e firme. E fazer o que
quiser. E traçar o seu destino até o infinito.

2414410Cristina Teresa Santos acredita que a segunda-feira é um réveillon semanal: uma nova chance para rever valores e planos, tomar decisões e se tornar, cada vez mais, uma pessoa melhor. Autora do blog Panic Monday, publica às segundas-feiras poemas próprios sobre conflitos românticos que inundam o cotidiano. Apaixonada por palavras, pelo aroma das frutas, barulho do mar, gatos, seriados, yoga, paisagens e histórias, também inventa Panic Moments: mimos artesanais que tornam a literatura móvel, enfeitam a vida e confortam a alma e o coração. Jornalista especialista em Comunicação Empresarial, Tina escreve crônicas poéticas para o blog do Love Mondays na primeira segunda-feira de cada mês.

Compartilhe.