Bons relacionamentos no trabalho fazem bem para você e para sua carreira

No mercado de trabalho, ser bem visto no segmento em que se atua é fundamental para quem pretende crescer na carreira. Isso porque conhecer as pessoas e ter uma boa reputação nos lugares em que trabalhou, fará com que o profissional seja lembrado, por exemplo, em um momento de escolher uma pessoa para determinada posição ou para liderar uma equipe.

Por isso, o Networking tem tanta importância. Se um ex-chefe sabe da qualidade do seu trabalho, pode se lembrar de você em uma conversa com outro gestor, o que colabora para que seja bem recomendado durante o processo. Se a sua competência é conhecida por todos, certamente alguém se lembrará de você no momento certo, reconhecendo seu potencial e quem sabe ganhando o merecido aumento ou até a tão desejada promoção.

Um bom Networking deve ser motivo de orgulho para uma pessoa, pois é o reconhecimento de seu trabalho, já que quanto maior for a sua rede de contatos, maiores são as possibilidades de crescimento, notoriedade e um bom posicionamento no âmbito profissional. A troca de informações, experiências e até o fechamento de bons negócios podem sair de agradáveis conversas de almoço ou da mesa do Happy Hour.

Algumas dicas são válidas para se ter um bom relacionamento no trabalho:

1) Não há problema em gostar de trabalhar sozinho, porém quando temos mais cabeças para solucionar um problema, as coisas fluem e se resolvem melhor.

2) Não é só de dentro do escritório que vem ideias que lhe possam ajudar em seu trabalho. Leve em consideração pessoas de setores diferentes e até de seu convívio social e do dia-a-dia.

3) Todos tem seu papel e sua importância quando falamos de rede de contatos, desde os altos cargos da empresa até os menores. Estimular esse hábito nos funcionários, não só os ajuda a terem uma relação profissional mais sólida, como também traz benefícios e estímulos a sua empresa, como inovações e crescimento, além de ajudar a resolver focos de problemas.

4) Ao sair de uma empresa, mantenha bons contatos com ex-empregadores e ex-colegas de trabalho para garantir que, hoje ou no futuro, você continue com suas boas referências.

Compartilhe.